o que ocorre com a África a partir do século XIX?Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:Ao longo do século XIX, o continente sofreu diversas
Shaka, o líder zulu
Transformações no Continente Africano
Durante o século XIX ocorreram diversos conflitos no continente africano. Dois fatores contribuíram para a intensificação da violência: a busca por escravos e a disposição de armas de fogo. Outras consequências desse processo foram a centralização política nos Estados africanos e o crescente movimento expansionista entre as nações africanas.
Nesse sentido, diversos estados foram unificados e subjugados não apenas nos planos econômico e político, mas também culturalmente, pois os povos conquistados assimilaram diversos traços culturais de seus conquistadores como a língua e a religiosidade.
Provavelmente, o principal estímulo que causou a aculturação de diversos povos tenha sido a religião, sobretudo o islamismo. De acordo com a fé islâmica, todo fiel deve colaborar para a expansão de sua religião, seja por meio da pregação ou da luta armada – esse princípio é conhecido como jihad.
Aculturação: o processo de assimilação de uma cultura estrangeira
Em 1804, Osmã den Fodio, líder dos fulanis, iniciou o processo de dominação sobre cidades hauçás que culminou na formação de um califado com sede na cidade de Sokoto. Uma vez dominados, os hauçás foram privados de diversos costumes de sua cultura, sendo obrigados a se converterem à fé islâmica, abandonando seus antigos rituais, além de aprenderem o idioma árabe.
Dentre os diversos grupos, os ngunis, liderados por Dingismayo, conseguiram conquistar a maioria dos povos bantos. Posteriormente, um hábil chefe militar chamado Shaka liderou os ngunis na formação do Império Zulu.