O que o terceiro estado questionava no antigo regime?
Soluções para a tarefa
Opa Blz?
Bom vamos la
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados:
Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero era composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos. O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro.
Segundo Estado - era a nobreza em geral. Os privilégios eram incontáveis, sendo que o mais importante era a isenção de impostos. Ha que se salientar aqui que a nobreza também estava dividida: a nobreza cortesã, que vivia no palácio, e outros setores da nobreza, que viviam na corte, recebendo pensões do Rei, onerando os seus castelos, no campo, as custas do trabalho de seus servos. À medida que a crise aumentava, essa nobreza que viviam no campo aumentava a pressão sobre seus servo , favorecendo o clima de insatisfação.
Terceiro Estado - era constituído de todos aqueles que não pertenciam nem ao Primeiro nem ao Segundo Estado,ou seja era composto pela maioria esmagadora da população, sobre cujos ombros recaia todo o peso de sustentação do reino francês, os membros mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Esta se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior).
Eles questionavam os direitos do Primeiro e Segundo Estado, pois eles pagavam, ao contrário do Clero e da Nobres, impostos ao Estado e também direitos senhoriais.
Não tinham direito à apelação (louvados pelos atos que faziam), nem a pronunciar-se em público e não detinham de quaisquer direitos sociais.
As críticas ao regime aumentavam dia-a-dia. Os intelectuais, baseando-se nas teoria dos iluministas, não poupavam seus escritos para criticar exasperadamente o regime.
Bom Espero ter ajudado =)