Artes, perguntado por karolyneDeborah, 7 meses atrás

o que o movimento do neoclassicismo tem em comum com o renascimento da época de William Shakespeare​? Por favor me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por joaquimfranciscorcha
2

O Neoclassicismo é um movimento artístico e cultural iniciado na Europa no século XVIII que inovou a forma como a literatura, pintura, escultura e arquitetura eram produzidas. Surgiu após a Revolução Francesa, quando os pensadores destacavam a razão. O com objetivo de reapresentar as belezas e formas das Artes Clássicas, a corrente passou a valorizar as tradições greco-romanas.

O movimento deixava de lado o estilo detalhista do Barroco e do Rococó. Era influenciado pelo Iluminismo e se tornou uma tendência que se preocupava em criar padrões de beleza que perdurassem por longos tempos. Os artistas procuravam inserir qualidade nas formas ao criar uma harmonia com a linha reta, equilíbrio entre as cores e simetria dos traços. O neoclassicismo perdurou até o século XX.

Características da pintura do Neoclassicismo

Todos os aspectos artísticos do neoclassicismo buscavam inspirações nas artes greco-romanas e no Renascimento. A pintura se destacava por:

• Utilização de cores frias;

• Ênfase a pureza, harmonia e simplicidade estética dos quadros;

• Destaque para o realismo e representação da realidade vivida pela sociedade.

Pintores do Neoclassicismo

• Jacques-Louis David (1748–1825): foi um dos principais nomes da pintura do neoclassicismo. David aperfeiçoou sua técnica ao copiar baixos-relevos e estátuas. Desenvolveu o desenho linear e aprendeu a encontrar aspectos contemporâneos em obras antigas. Criou diversas peças para eventos sociais, como desenhos de trajes e cenários para festivais. Apoiou Napoleão Bonaparte, líder político e militar, e recebeu homenagem do governo após Revolução Francesa. "O Juramento dos Horácios" é uma das obras mais conhecidas. Ela apresenta a anatomia do corpo humano, onde a musculatura dos personagens é representada com sobriedade e rigor.

• Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867): foi discípulo de David e considerado como um dos maiores pintores do século XIX. Ingres desejava retratar os aspectos históricos da sociedade por meio das artes visuais. Tinha preferencia pelos retratos e nus. Valorizava os desenhos simétricos por considerar que as linhas perfeitas eram mais importantes que pintar os quadros. A obra mais conhecida do artista foi "Apoteose de Homero".

Outras pinturas e artistas foram:

• A morte de Marat (1793) – Jacques-Louis David;

• Banhista de Valpinçon (1808) – Auguste Dominique Ingres;

• Napoleão rei da Itália (1805) – Andrea Appiani.

Perguntas interessantes