Matemática, perguntado por feisgab, 5 meses atrás

o que o filme alan turing apresentar sobrer matematica


feisgab: 2 – No filme é notado um preconceito sobre mulheres se
envolverem com ciências exatas. Fale um pouco sobre isso.
R=
feisgab: 5 – Fale sobre a descoberta do espião.
R=

Soluções para a tarefa

Respondido por Biancaliborio403
2

Resposta:

A história de Alan Turing no filme "O jogo da imitação"

O matemático britânico, protagonista do filme, foi decisivo para a derrota do nazismo e precursor dos computadores e da inteligência artificial

Explicação passo-a-passo:

DRAMA E INTELECTO O ator Benedict Cumberbatch como Alan Turing, em cena de O jogo da imitação, e uma foto do verdadeiro matemático (abaixo). Ele quebrou a criptografia do Exército alemão (Foto: Fotos: divulgação e AFP)

DRAMA E INTELECTO

O ator Benedict Cumberbatch como Alan Turing, em cena de O jogo da imitação, e uma foto do verdadeiro matemático (abaixo). Ele quebrou a criptografia do Exército alemão (Fotos: divulgação e AFP)

DRAMA E INTELECTO O ator Benedict Cumberbatch como Alan Turing, em cena de O jogo da imitação, e uma foto do verdadeiro matemático (abaixo). Ele quebrou a criptografia do Exército alemão (Foto: Fotos: divulgação e AFP)

Estima-se que a Segunda Guerra Mundial tenha causado mais de 50 milhões de mortes. Esse panorama poderia ser ainda mais trágico não fosse a atuação de um personagem que pouco aparece nos verbetes sobre o conflito. Ninguém fora da política ou sem patente militar foi tão decisivo para o fim dos combates quanto o matemático britânico Alan Turing. A própria dinâmica de sua atividade, altamente sigilosa, e a morte precoce, em 1954, o deixaram, injustamente, na penumbra da história. Lançado há pouco no Brasil, o filme O jogo da imitação devolve o protagonismo a Turing. Ele comandou um seletíssimo grupo de superdotados que buscava decifrar o código do Enigma, sistema criptográfico usado pelas forças alemãs para transmitir mensagens a seus homens no campo de batalha. Além desse feito inestimável, Turing legou outras contribuições importantes para a humanidade. Uma máquina criada por ele nos anos 1930 é tida como precursora do computador. Turing também foi pioneiro nas formulações sobre inteligência artificial, um tema em voga até hoje e que inspirou cineastas como Stanley Kubrick e Steven Spielberg.

A trama de O jogo da imitação, que concorre a oito Oscars, desenvolve-se em três fases da vida de Turing. Quando garoto, ele é interpretado por Alex Lawther, que tem atuação destacada. Nas demais etapas, durante a guerra e alguns anos depois, quem dá vida ao personagem é Benedict Cumberbatch, intérprete de Sherlock Holmes numa série de TV. O conflito tomava o mundo quando Turing foi chamado pelo comando de guerra britânico para participar de uma missão confidencial. Passou a integrar uma equipe de decodificadores que trabalhava diuturnamente em Bletchley Park, mansão a pouco mais de 70 quilômetros de Londres que abrigava uma instalação militar secreta. Turing tinha dificuldade no trato social. Seu diálogo inicial com o comandante Denniston (Charles Dance, em ótima atuação) deixa claro o desdém pela hierarquia – e pelos seres humanos em geral. Arrogante, tirânico e introvertido, Turing é um homem de convívio difícil, traço acentuado pela pressão extrema da missão que lhe fora incumbida. Apesar de não contar com a simpatia de ninguém, ele é alçado a chefe do grupo. Não parece movido por razões humanitárias ou patrióticas, mas pelo desafio matemático. Obstinado em decifrar o Enigma, tem uma ideia extraordinária: só uma máquina poderia decodificar um sistema tão complexo. Dessa forma, consegue convencer o alto comando britânico de fabricar um equipamento ao custo de 100 mil libras, uma fortuna à época. Visto com descrédito, o aparelho se mostrou decisivo para o sucesso da missão. Os aliados tiveram acesso a todo movimento das tropas, frotas e esquadras inimigas, o que possibilitou ataques supresas em série, quase sempre fatais ao adversário desprevenido.

Perguntas interessantes