História, perguntado por anadebragatto, 1 ano atrás

O que mudou na administração Colonial quando substituir as capitanias hereditárias pelo governo geral?​

Soluções para a tarefa

Respondido por janielecosta95
3

O governo-geral foi um dos modelos de organização administrativa que os portugueses estabeleceram no Brasil durante o período colonial. Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias .

Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras. Isso porque muitos portugueses que recebiam as capitanias não desejavam se mudar para o Brasil para tomar conta das terras recebidas. Além disso, aqueles que chegaram a se mudar para o Brasil, enfrentaram muitas dificuldades para conseguir lucrar com a capitania recebida da Coroa de Portugal.

Como o sistema não deu muito certo, Portugal então passou a centralizar a administração da colônia criando o cargo de governador geral. Esse governador era, a partir daquele momento, a mais importante autoridade presente no Brasil e tinha a função de representar os interesses do rei de Portugal em terras brasileiras.

Mesmo tendo grandes poderes, sabemos que o governador geral sozinho não daria conta de todas as responsabilidades e problemas que envolviam a organização do espaço colonial. Foi então que, para melhor cumprir suas atribuições, o Governador Geral contava com o auxílio de outros três auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor.

O provedor-mor tinha a responsabilidade de garantir a arrecadação dos impostos em terras brasileiras e cuidar dos gastos que o governo geral tivesse na administração do território. O capitão-mor tinha a responsabilidade de organizar as tropas responsáveis pela defesa do litoral brasileiro contra as possíveis invasões estrangeiras e os ataques das comunidades indígenas presentes no Brasil. Já o ouvidor-mor exercia a função de juiz, aplicando as leis e resolvendo os conflitos existentes entre a população colonial.

O governo-geral foi o modo de organização utilizado por Portugal durante todo o período colonial. Durante os séculos XVII e XVIII houve outras formas de divisão do território colonial que foram empregadas com o objetivo de facilitar o domínio das terras brasileiras. O Brasil chegou por um tempo a ser dividido em duas partes, sendo uma com capital na cidade de Salvador e outra com capital na cidade do Rio de Janeiro. Logo depois houve outra divisão que colocava a região do Grão-Pará com uma administração exclusiva.

No século XVIII, a capital da colônia foi definitivamente transferida para o Rio de Janeiro. Essa decisão teve grande influência da descoberta de ouro nas regiões central e sudeste do Brasil. Portanto, a mudança do Rio de Janeiro foi adotada para facilitar a arrecadação e o controle dessa riqueza explorada por Portugal na época.

O governo-geral acabou somente no ano de 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil. Naquele momento, o Rio de Janeiro se transformou em capital não só do espaço colonial brasileiro, mas também do Império Português. Desse modo, a necessidade de um governador-geral para representar o rei de Portugal deixava de ser necessária para se controlar o território do Brasil.

Por Rainer Gonçalves Sousa

Colaborador Escola Kids

Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Versão completa

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM

HISTÓRIA

Os Primeiros Anos do Brasil

HISTÓRIA

Descobrimento do Brasil

HISTÓRIA

Invasões Holandesas no Brasil

HISTÓRIA

As Invasões Francesas no Brasil

HISTÓRIA

Governo Collor

HISTÓRIA

Jesuítas no Brasil Colônia

HISTÓRIA

Colonização do Brasil

HISTÓRIA

Salvador - A Primeira Capital do Brasil

ÚLTIMOS ARTIGOS

PRIMEIROS SOCORROS

Os primeiros socorros são aqueles atendimentos realizados logo no início de uma emergência e que podem ser essenciais para salvar uma vida.

ROTAÇÃO DE CULTURAS

A rotação de culturas corresponde a uma técnica agrícola que planeja o cultivo com alternância planejada de culturas em uma mesma área por um período determinado.

ANTIBIÓTICOS

Antibióticos são produtos usados para combater micro-organismos causadores de doenças e são conhecidos por suas ações sobre bactérias. Devem ser administrados rigorosamente.

REGIÕES DO BRASIL

As regiões do Brasil são, hoje, definidas pelo IBGE. O Brasil possui cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, todas repletas de particularidades.

TRATADO DE LATRÃO

O Tratado de Latrão foi assinado em 1929, pela Santa Sé e governo da Itália, e colocou fim ao desentendimento conhecido como Questão Romana. Desse tratado surgiu o Vaticano.

BANDEIRA DO BRASIL

A Bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais de nosso país, e a atual bandeira foi criada dias após ser proclamada a República no Brasil, em 1889.

GAMETOGÊNESE

Gametogênese é o nome dado ao processo de produção de gametas. Espermatogênese é o processo de produção de gametas masculinos, e ovogênese é a produção de gametas femininos.

Perguntas interessantes