O que Marx criticava nos filósofos metafísicos e o que ele propôs de diferente para o ser humano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O objetivo principal do artigo é resgatar uma velha questão polêmica entre os intérpretes de Marx: a relação do pensamento marxiano com a filosofia, e também com a questão metodológica, mas sem pretensão de esgotar tal instigante assunto. Em verdade, trata-se de indicar alguns elementos para evidenciar que não se quer dizer que esse é um tema "esgotado". Ao contrário. Assim, após esboçar a relação crítica de Marx com a tradição clássica alemã, responsável, talvez, pelo surgimento de tantos embaraços, o artigo procura esclarecer o modo como Marx entende e concebe as funções operativas da razão, bem como o estatuto que a objetividade possui em sua trajetória teórica. Ademais, problematiza-se o caráter mesmo que o saber assume em seu corpus teórico: seria um saber especulativo ou um saber da transformação? Por fim, intenta-se esclarecer o caráter do materialismo instaurado por Marx, como também referências feitas em O capital à dialética hegeliana.
Explicação:
espero ter ajudado nos estudos
Marx questiona a natureza humana e cria uma nova antropologia filosófica do homem: para ele, o homem é um ser genérico e pode ser o que ele quiser ser.
Para Marx, o trabalho edifica o homem, mas somente aquele livre das amarras da ideologia.
Para Marx, a ideologia consiste em conceitos cunhados pela burguesia, a fim de manipular e alienar a massa.
Segundo o pensador, a ideologia é, necessariamente, negativa e coisifica o homem, pois o transforma em mero objeto impulsionador do capitalismo, fazendo dessa ideia nefasta hegemônica no mundo.
Segundo Marx, a ideologia emerge das academias e perpassa as instituições, criando uma ideia mascarada do jogo político capitalista, ou seja, ela é pensada para implantar o ideal burguês e liberal na sociedade, passando uma noção falsa de igualdade e liberdade aos indivíduos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19374867