O que intoxição alimentar? 2 - Quais as principais causas da intoxicação alimentar? 3 - Quais os sintomas da intoxicação alimentar? 4 - Como tratar intoxicação alimentar? 5 - Quais os remédios mais indicados para tratar a intoxicação alimentar?
1 - O que é contaminação alimentar?
2 - Você sabe como ocorre a contaminação de alimentos?
3 - O que é a contaminação de alimentos?
4 - Quais são os perigos dos alimentos contaminados?
5 - Quais são os principais tipos de contaminação?
6 - Quais são os alimentos mais suscetíveis à contaminação?
7 - Como evitar a contaminação de alimentos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A intoxicação alimentar acontece após o consumo de alimentos contaminados por toxinas produzidas por fungos ou bactérias que podem estar presentes nos alimentos. Assim, após a ingestão dessas toxinas surgem alguns sintomas como vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia, além de também poder causar cansaço extremo, fraqueza e desidratação.
É importante que a pessoa vá ao posto de saúde ou ao hospital assim que surgirem os sintomas de intoxicação alimentar para que possam ser evitadas complicações, sendo importante manter uma alimentação leve e sem gorduras e beber bastante água ou soro caseiro durante o dia, além de permanecer em repouso. Os sintomas de intoxicação alimentar surgem algumas horas após do consumo do alimento contaminado devido à presença de toxinas no alimento, sendo os principais:
Sensação de mal estar geral;
Náuseas;
Diarreia;
Febre baixa, em alguns casos;
Dor na barriga.
Nos casos mais graves, é possível também sejam notados sinais e sintomas de desidratação, como boca seca, sede excessiva, fraqueza, dor de cabeça e tonturas. Assim, caso sejam notados sintomas de desidratação ou os sintomas não melhoram após 2 a 3 dias, é importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa desses sintomas e iniciar o tratamento adequado.
O tratamento para intoxicação alimentar deve ser feito com a ingestão de muitos líquidos e adoção de uma alimentação leve, equilibrada e pobre em gorduras até alguns dias após o desaparecimento dos sintomas, para que o organismo recupere e as náuseas e o enjoo passem.
Além disso, para tratar a intoxicação alimentar é muito importante repor a quantidade de líquidos perdidos, bebendo bastante água, chás e sucos de frutas naturais, sendo também recomendado beber soro para hidratação que pode ser comprado na farmácia ou preparado de forma caseira em casa.
Explicação:
Normalmente, a intoxicação alimentar passa com estas medidas, não sendo necessário tomar nenhum medicamento específico, porém se os sintomas piorarem é recomendado consultar o médico. Nestes casos mais graves, pode ser necessário o uso de remédios para tratar o enjoo e os vômitos como Metaclopramida e Domperidona, medicamentos para parar a diarreia como Loperamida ou Imosec, e para controlar a febre, como Tylenol ou Ibuprofeno.
espero ter ajudado '-'