o que intensificou a troca de espécies animais e vegetais entre as mais
diversas regiões do planeta
Soluções para a tarefa
Explicação:
Alternativa correta: letra “D”.
a) Falso – O tráfico de animais altera o equilíbrio da natureza, pois esse ato interfere negativamente no ciclo de reprodução dos animais.
b) Falso – A biodiversidade consiste na variabilidade da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas.
c) Falso – As atividade econômicas afetaram – e ainda afetam – a biodiversidade do planeta, sendo o desmatamento um dos grandes vilões desse processo, pois vários animais morrem durante as queimadas ou perdem seu habitat natural.
d) Verdadeiro – A biodiversidade engloba a variabilidade de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local, sendo, portanto, um conceito que inclui todos os elementos que constituem a vida.
e) Falso – A retirada de uma espécie de seu habitat natural irá alterar a cadeia alimentar, pois esse animal tem uma função específica nesse processo, não sendo substituível.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Alternativa correta: letra “A”.
a) Verdadeiro – Por receberem maior incidência de raios solares, possuir água-doce em abundância e clima estável, as florestas tropicais são locais mais propícios para a manutenção, adaptação e reprodução da vida. Estima-se que cerca de 90% da biodiversidade mundial esteja nas florestas tropicais.
b) Falso – Os oceanos apresentam uma grande variedade de espécies, porém sua biodiversidade não é a maior do planeta.
c) Falso – Os desertos possuem condições climáticas que não contribuem para a diversificação de espécies. Porém, esses ambientes apresentam diversidade biológica.
d) Falso – As Zonas polares são habitadas por um número reduzido de espécies, pois as condições climáticas (temperaturas abaixo de 0 °C) dificultam a manutenção e diversificação biológica.
e) Falso – As florestas temperadas est animais.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Alternativa correta: letra “A”.
a) Verdadeiro – A afirmativa enfatiza a importância da preservação da biodiversidade em âmbito planetário: “Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta”. As atividades humanas têm gerado uma redução drástica da biodiversidade, sendo que muitas espécies estão ameaçadas de extinção, consequência da intensificação das queimadas, desmatamentos, atividade industrial, entre outros.
b) Falso – A conservação da biodiversidade deve ocorrer em âmbito global, visto que os problemas não se restringem ao regional.
c) Falso – O processo de preservação ambiental também deve ocorrer nos países em desenvolvimento e nos subdesenvolvidos.
d) Falso – A preservação da biodiversidade é uma questão global, não sendo restrita a determinadas regiões do planeta.
e) Falso – A biodiversidade deve ser preservada pelos países com elevado desenvolvimento tecnológico. Porém, esse processo deve abranger também todas as nações do planeta.
Ver a questão
Resposta - Questão 5
Alternativa INCORRETA: letra “D”.
a) Verdadeiro – O Brasil é o país que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais do planeta. Estima-se que 15% da biodiversidade mundial esteja no Brasil.
b) Verdadeiro – A biopirataria é responsável pela retirada de várias espécies do território brasileiro, que, em razão da sua grande biodiversidade e dificuldade de fiscalização, é um dos principais alvos desses criminosos.
c) Verdadeiro – O Brasil é o país que possui o maior número catalogado de espécies de orquídeas. A nação também abriga cerca de 530 espécies de mamíferos, centenas de anfíbios, entre outros animais.
d) Falso – A atividade econômica no Brasil é a principal responsável pela redução da biodiversidade. A expansão urbana e da agropecuária, o desmatamento, a construção de hidrelétricas e a industrialização provocam vários danos ambientais, que atingem diretamente a biodiversidade brasileira.
e) Verdadeiro – Essa diferenciação climática no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies, além de proporcionar uma grande diversidade ecológica no território nacional.