O que há de semelhante nos ritos da passagem das meninas Nambikwara e das meninas Tukuna
Soluções para a tarefa
Em ambos os ritos de passagem, as meninas vão para a reclusão após a primeira menstruação e ouvem conselhos de pessoas mais velhas.
Rito de passagem dos Nambikwara
O rito é marcado pela perfuração de nariz e lábios superiores, para os rapazes, e o ritual da menina moça. Entre músicas, cantos, danças e competições esportivas, as comunidades celebram a passagem de garotos e garotas para a fase adulta.
No rito de passagem da menina moça, durante a primeira menstruação, a menina fica reclusa em uma maloca específica, e o contato com o mundo externo se dá apenas com as mulheres que conversam com ela e a aconselham. Esse período de reclusão pode variar entre um mês e um ano. Quando termina a clausura, a menina é apresentada para a comunidade indígena como uma mulher pronta para exercer as tarefas e até se casar.
Rito de passagem das meninas Tukuna (ou Tikuna)
A Festa da Moça Nova, como é chamado o rito de passagem, acontece quando a menina fica enclausurada por três dias, depois que ocorre a primeira menstruação. Durante esses três dias, as meninas escutarão muitos conselhos dos indígenas mais velhos, ouvirão histórias sobre seus antepassados, ao som de música ininterrupta. Após esse período, a iniciação para a vida adulta se encerra.
Entenda mais sobre Ritos de Passagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/33922803
#SPJ4