O que há de em comum e incomum nas nações indígenas sobre a vida além da morte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando as frequentes violações de direitos perpetradas contra os Povos indígenas, atingido territórios e pessoas, comprometendo a vida e até o direito de prantear os mortos, torna-se imperioso conhecer os cuidados e as apreensões dos indígenas em relação a vida e a morte. Para isso, propomos analisar narrativas etnográficas acerca dos Apinayé, Ka’apor, Tapirapé, Tembé, Tenetehara, Terena e Asurini, a fim de discutir o cuidado com as pessoas, tendo em vista os contextos dos rituais funerários. Os textos analisados são capazes de revelar (1) a existência (ou não) da prática; (2) os contextos específicos em que os rituais funerários são (ou não) praticados; e (3) os sentidos que a prática assume em sociedades etnicamente diferenciadas. As narrativas sobre os povos indígenas vêm à discussão na tentativa de “fazer ouvir” os povos que, hoje, se veem acusados tanto pela mídia e como por organizações (ditas) pró-vida. Portanto, usando da literatura clássica estuda-se o patrimônio de práticas rituais que para além de conferirem dignidade aos mortos, indica de forma peremptória que a vida é o bem maior entre os povos indígenas.
Explicação: