O que foi suma Romanesca de José de Alencar?
Soluções para a tarefa
Referências à Literatura Brasileira
Almeida Garrett (1826), ao traçar o primeiro panorama evolutivo da literatura portuguesa, menciona a literatura produzida no Brasil e sugere que estes deveriam escrever “seguindo as sugestões da terra, trocando a mitologia pela realidade;Ferdinand Denis ( Résumé de l´Histoire Littéraire du Brésil) – sugere a descrição da natureza e o “aproveitamento, como tema, tanto do índio quando dos primeiros colonos” ( Candido)A Independência e o desenvolvimento da ideia romântica:
a) O desejo de exprimir o orgulho;
b) A aspiração de criar uma literatura independente, diversa da antiga metrópole;
c) A noção de atividade intelectual como tarefa patriótica na construção nacional.( Candido)
Marco inicial:
A publicação de Niterói, Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, em Paris, 1836. Nela, os estudos de Gonçalves de Magalhães e Pereira da Silva estabeleceram o ponto de partida para a teoria do Nacionalismo literário. O autor de Suspiros poéticos e saudades perguntava ironicamente:
“ Pode o Brasil inspirar a imaginação dos poetas e ter uma poesia própria? Os seus indígenas cultivaram porventura a poesia?”
José de Alencar ( Ceará, 1829 – RJ, 1877):
“Foi o autor que pretendeu ver um país em conjunto, de extremo a extremo, e se tornou o grande poeta, o grande historiador, o grande pintor desse país.” Agripino Grieco.
A estreia literária será como historiador:
“ (...) e da história – a história pátria – Alencar conservará, daí para a frente sem lapsos, o gosto romântico e nativista; ao mesmo tempo que a prática de um jornalismo militante( artigos não só literários, mas também políticos e econômicos publicados no Correio mercantil e depois reunidos nas ‘crônicas’ de Ao correr da pena, 1854”
Não sei estar certo tabom