O que foi prometido aos negros para o que os mesmos lutassem pelo Brasil na guerra do Paraguai? Após a vitória brasileira nessa guerra, o governo brasileiro compriu sua promessa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alfarria; não.
Explicação:
Quando a guerra iniciou em 1864, o Império do Brasil não possuía um exército formal, contando apenas com alguns batalhões e as milícias dos municípios, isso pois o Brasil investia 90% do capital apenas na Armada Imperial. Assim, o governo imperial cria a campanha Voluntários da Pátria, em que o próprio imperador Dom Pedro II se alistou e foi para os campos de batalha no Sul.
Apesar do nome "voluntários", os aristocratas eram obrigados a se alistarem, isso pois comandavam as milícias, que compunham a Guarda Nacional, sendo eles os famosos Coronéis. Então eles encontraram uma brecha na regra e enviaram escravos e escravizados para lutarem em seu nome, assim o exército do Brasil chega a cem mil soldados. O imperador fez publicar nos jornais que os escravos enviados para a guerra seriam alforriados (libertados de seus trabalhos forçados, ganhando estatus legal de pessoa física).
Ao final da guerra, muitos escravos realmente foram libertados, mas a maioria foi presa e mandada de volta para os campos de trabalho forçado. Isso pois a alforria foi prometida pelo imperador, mas a Assembleia Nacional deixou claro que a atitude cabia aos proprietários dos escravos, pois legalmebte eles eram objetos de propriedade privada. Essa situação gerou uma grande crise institucional e revoltas de escravos nas fazendas, onde os mesmos desenvolveram a arte marcial da Capoeira (usando facas) para fugirem e se protegerem. A princesa Dona Isabel foi contra essas revoltas, mas criou a Ordem do Rosário, que recebia doações para se comprar a alforria dos escravos.