História, perguntado por rafinha501, 1 ano atrás

O que foi o renascimento cultural ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lua087
206
Foi um movimento que a partir do século XIV retomou os ideias clássicos greco-romanos e teve a Itália como pioneira. Quebrando com a visão de mundo propagada pela Igreja na Idade Média, os renascentistas pautavam suas obras em ideais opostos ao pregados no antigo regime religioso, como o Antropocentrismo, ou seja, o homem como centro (contrapondo o teocentrismo, que é ter Deus como o centro de tudo, instituído na época), o Racionalismo (contrapondo o misticismo), o Humanismo (contrapondo o sentimento divino), o Individualismo (contrapondo o conformismo) e valorizando a herança dos Gregos e Romanos (contrapondo a cultura clerical).

rafinha501: Uma duvida como o humanismo contrapôs esse sentimento divino? Porque até onde eu entendi eles acreditavam que o homem era um ser perfeito e capaz de realizar coisas perfeitas, mas não deixavam de lado a questão religiosa. Apesar da igreja atrapalhar um pouco as ideias renascentistas.
rafinha501: E obg, me ajudou muito sua resposta ;)
Lua087: De nada
Lua087: Oi Rafinha, desculpe pela demora. Conversei com meu professor pra esclarecer até mesmo a mim, e a questão é: eles se distanciaram da religião enquanto monopólio da igreja, e não de suas crenças ou de Deus propriamente dito. O humanismo trouxe, por exemplo, a proximidade do homem para com os céus.
Lua087: Se antes, por exemplo, na arquitetura clerical os estilos procuravam distanciar o homem da realidade divina e pôr medo (casos como a verticalidade das construções para dar sensação de altitude - que remete ao céu - ou as janelas pequenas para escurecer o local - no caso do estilo Românico - e colocar "medo" nas pessoas, como se elas devessem temer a Deus, de que ele é um ser superior inatingível), no Renascimento essa ideia de distância vai começar a ser quebrada.
Lua087: Um exemplo clássico disso é a obra de Michelangelo, "A Criação de Adão". Perceba que, enquanto nas ilustrações do período medieval as representações divinas eram sempre em tamanhos maiores (como os Santos sempre apareciam, por exemplo) ou então apenas abstratas (como grandes mãos, por exemplo, representando Deus), na pintura de Michelangelo ele literalmente representa Deus, em uma forma humana, uma forma racional, humanista.
Lua087: E ainda o coloca próximo ao que seria a primeira representação do homem (Adão), dando essa ideia de proximidade entre os mundos. O mais interessante, porém, é analisar a figura por onde Deus se projeta. O grande elemento vermelho assemelha-se ao córtex humano, como se essa ideia de Deus saísse do nosso cérebro - existe melhor prova de que os renascentistas queriam uma "fé racional"?
Lua087: *recomendo você dar uma olhadinha na obra após essas observações, caso não soubesse, não tivesse percebido ou tenha curiosidade
Lua087: Pois é. Porém, não era o objetivo da igreja, que via que somente pela imposição poderia controlar o povo usando de sua fé. Assim eles faziam cultos em latim de costas para um público analfabeto, proibiam a leitura da Bíblia (até porque não tinha muito sentido para essa classe de fiéis), e ensinavam a, sobretudo, temer a Deus - e consequentemente a igreja... E assim ela governava, pregando uma fé cega para que na verdade os fiéis não vissem mesmo era a corrupção católica. Espero ter ajudado!
Respondido por sanaines
81

O renascimento cultural foi o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI.

ESPERO TER TE AJUDADO!!! ❤

Perguntas interessantes