História, perguntado por warleycarvelho14, 5 meses atrás

O que foi o Período Regencial?
O Período Regencial é um período de transição. Ele se inicia em 1831, com o fim do Primeiro Reinado, e acaba em 1840, com o início do Segundo Reinado.
O seu contexto é extremamente conturbado e de instabilidade política. Lembre-se das revoluções liberais que estavam acontecendo na Europa em 1830.
No Brasil, temos dois partidos: Restauradores (conservadores) X Progressistas (liberais), que disputam o poder entre si.
As Regências
O Período Regencial, devido à sua instabilidade, vai ser dividido em diversas regências.
A primeira delas é a Regência Trina Provisória, com 3 governantes e que dura apenas 3 meses (por isso o nome provisório).
Em 1831, é importante lembrar que é criada a Guarda Nacional, que deveria proteger cada província e fortalecer o federalismo (autonomia entre os Estados)
Em 1834, o Ato Adicional é criado e, junto com ele, as Assembleias de Província e as Regências comandadas por somente um indivíduo.
Regência Una de Diogo Feijó:
Avanço liberal
Feijó renuncia diante da ameaça de separação das províncias e revoltas.
Regência Una de Araújo de Lima:
Regresso Conservador (anula reformas liberais) e centralização do poder, diminuindo a autonomia de cada província.
Os elementos mais importantes do Período Regencial são as suas revoltas:
Cabanagem:
1835-1840; na Província do Grão-Pará (Atual Pará); povo assume poder por 5 anos; pedem terras e melhores condições de vida; povo faz oposição ao governo; povo é duramente reprimido.
Revolta do Malês:
1835; Afro-descendentes islâmicos (escravos); queriam formar uma república islâmica; acontece na Bahia; repressão violenta
Sabinada:
1837 – 1838; Bahia; queriam a proclamação de uma república da Bahia até D. Pedro II atingir a maioridade; liderada pela classe média (Dr. Sabino); repressão violenta pelo governo.
Balaiada:
1838 – 1841; Maranhão; pobres, escravos e quilombolas; causaram desordem social, pedindo melhores condições e fim da exploração; reprimidos pela elite (Barão de Caxias).
Farroupilha:
1835 – 1845; Rio Grande do Sul; maior guerra civil brasileira; pediam maior autonomia; o estopim foram os altos impostos cobrados pelo governo sobre o charque (carne que exportavam); eram contra a nomeação de um presidente da província que não fosse do local; princípio republicano e separatista (Anita e Giuseppe Garibaldi)
Proclamam-se duas republicas: Rio-grandense (RS) e Juliana (SC); acordo de Poncho Verde (1845): reintegração das duas repúblicas ao Império, anistia aos participantes, diminuição dos impostos sobre o charque, direito de escolha do presidente da província e incorporação das tropas farroupilhas ao Exército Brasileiro.


Atividades:


1) Explique: O que foi o período regencial?

2) Nesta época dois partidos políticos disputavam o poder entre si. Quais eram esses partidos? E o que cada um deles representava?

3) Descreva o contexto histórico em que o período regencial estava inserido:

4) Relacione a primeira coluna com a segunda, identificando a característica de cada revolução:

A- Revolta do Malês ( ) O estopim foram os altos impostos cobrados pelo governo sobre o charque (carne que exportavam). Eram contra a nomeação de um presidente da província que não fosse do local.
B- Balaiada ( ) Queriam a proclamação de uma república da Bahia até D. Pedro II atingir a maioridade Classe média.
C- Sabinada ( ) Causaram desordem social, pedindo melhores condições e fim da exploração e da repressão pela elite.
D- Farroupilha ( ) Afro-descendentes islâmicos (escravos). Queriam formar uma república islâmica.

5) Complete o quadro a seguir de acordo com as revoluções.
Nome Data Onde?. Duração Causas Oposição a quem? Consequências
Sabinada
Revoltas do Malês
Farroupilha
Balaiada

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizlaramendonca
0

Resposta:

n entendi

Explicação:

Perguntas interessantes