O que foi o milagre econômico? Quais as suas principais caracterísitcas? Quais as críticas que podem ser feitas a ele? E o II Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico (II PND)? Qual a relação com a crise do petróleo? Quais as iniciativas no campo da energia que se consolidaram até o presente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse projeto tinha como objetivo crescimento rápido o Brasil, cujo alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, que decorreram em parte da política econômica, mas também de uma conjuntura econômica internacional muito favorável, altas taxas de crescimento do PIB, Inflação relativamente controlada, Equilibrio do balanço de pagamento, Ascensão da construção civil, etc. Porém o milagre econômico teve uma má distribuição de renda cujo perdura ate os dias atuais, havia uma dependência do capital exterior, inflação maior, Dívidas externas, etc.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento tinha como objetivos centrais elevar a renda per capita a mais de mil dólares e fazer com que o produto interno bruto ultrapassasse os cem bilhões de dólares em 1977. Ajuste da economia nacional com a atual situação da falta de petróleo e a entrada da industrialização; com o objetivo de substituir as importações e abrir frentes de exportação. Visto que 80% do petróleo no Brasil era importado e no choque do petróleo o valor passou a um preço absurdo, acabou gerando um desequilíbrio nos balanços de pagamentos, gerando assim um desequilíbrio da economia no período. Com a crise do petróleo o Brasil passou a da ênfase para a energia para acabar com sua dependência em relação a fontes externas de energia, passando a investir em energia como exomplos: petróleo e derivados, energia hidroelétrica e fontes alternativas (etanol e energia nuclear).
Explicação: