História, perguntado por marialucia200lll, 8 meses atrás

O que foi o domingo sangrento (22 de janeiro de 1905)

Soluções para a tarefa

Respondido por ericksouza29
10

Resposta:

Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa.

Respondido por thiagomorato
3

Resposta:O Domingo Sangrento foi um massacre promovido por soldados do império russo contra trabalhadores de São Petersburgo. Esse fato desencadeou a Revolução de 1905.

Explicação:Por Domingo Sangrento entende-se um episódio funesto ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Na ocasião, milhares de pessoas que estavam nas imediações do Palácio de Inverno – residência dos czares –, determinadas a entregar em mãos de Nicolau II uma carta de reivindicações de melhorias das condições de trabalho nas fábricas da cidade, foram fuziladas pelos guardas imperiais.

A ação arbitrária contra os trabalhadores acabou por gerar uma reação em cadeia de revoltas em várias outras cidades russas, o que acabou por configurar a Revolução Russa de 1905 – encarada como um ensaio da Revolução de 1917.

Perguntas interessantes