o que foi o coronelismo farsa UM resumo e una explicaçao
Soluções para a tarefa
Por volta de 1960, o coronelismo foi um período de grande violência comandada pelos coronéis que na época eram os políticos, os fazendeiros, os militares e pessoas que detinham o poder da região. Os coronéis exerciam grande poder e tinham muito prestígio.
Os coronéis abusavam dos colonos (empregados que faziam os trabalhos mais escusos e sujos) a troca de trabalho e condições para sobrevivência. Por muitas vezes, as famílias eram ameaçadas caso o “trabalho” não fosse realizado. O medo e a necessidade dos trabalhadores era a forma de manipulação dos coronéis.
Ainda hoje, em algumas regiões do norte e do nordeste o coronelismo ainda existe manipulando pessoas simples, sem informação e estrutura para realizarem suas vontades e a matança de pessoas inocentes além da compra de votos nas eleições.
Na época da Primeira República do Brasil, os coronéis exerciam grande poder e influência na sociedade. Com isso muitos políticos com o intuito de vencer, pedia para os coronéis convencer as pessoas a votarem neles e em troca esses políticos dariam verbas para a construção de escolas, igrejas e hospitais por exemplo. Para conseguir convencer aos moradores a votarem nesses candidatos, esses coronéis utilizavam o voto de cabresto, que era a compra de votos, ele mandava uma pessoa votar em determinado candidato e em troca de subornos e ameaças, e como o voto era aberto eles controlavam que os obedeciam e quem não.