História, perguntado por leen06, 10 meses atrás

O que foi o coronelismo e quais suas principais características?

Soluções para a tarefa

Respondido por bellyhsilvaa
8

Resposta:

o coronelismo inovou as relações sociais entre diferentes camadas da população. A partir da titulação dos latifundiários e do poder que eles ganharam, houve uma consolidação nas relações de poder entre fazendeiros, moradores, governantes e donos das terras.

Acontece que, ainda que isso não aconteça mais hoje em dia, podemos perceber claramente seus efeitos na nossa sociedade. Por exemplo, quando pensamos nas eleições, constantemente vemos governantes alinhando-se a pessoas bem reconhecidas socialmente para garantir diversos votos nas eleições.

Na época, os fazendeiros eram obrigados a votar nos governantes que disponibilizaram as terras e o título de coronel para os latifundiários. É claro que isso não acontece mais atualmente, tendo em vista que essa atitude é ilegal no Brasil, mas muitas vezes a população associa essa aliança política como forma de manipulação de votos.

Explicação:

principais características:

- a elite política composta por comerciantes, oligarcas e latifundiários obtinha o título de coronel e, portanto, eram autoridades incontestáveis;

- eles tinham autonomia para recrutar pessoas para constituir a força militar brasileira;

- os coronéis tinham o direito de empregar as milícias com o intuito de manter a ordem social por meio da repressão e promoção de espaços culturais, gerando uma relação de dependência e temor;

- os territórios concebidos pelos governantes para os coronéis eram chamados de currais eleitorais, tendo em vista que a população que ali habitava e trabalhava deveria votar nos políticos que ofereceram a posse da terra.

Perguntas interessantes