O que foi o chamado Dia do Fico? Qual o papel de Jose Bonifácio e Gonçalves Ledo na independe ncia? Descreva o fato histórico da Proclamação de 7 de setembro de 1822. O que significou, na prática, a independe ncia do Brasil ter sido feita por um português? Quais mudanças ocorreram no Brasil em função de ser, a partir de 1822, um pai s independente? O que significou a independe ncia para as pessoas feitas escravas no Brasil independente?.
Soluções para a tarefa
Resposta 1
O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.
O Dia do Fico ocorreu quando Dom João VI, após retornar para Portugal, recomendou que seu filho também voltasse para a Coroa Portuguesa com o intuito de terminar sua preparação acadêmica. No entanto, essa estratégia tinha como objetivo recolonizar o Brasil.
Resposta 2,
José Bonifácio de Andrada, chamado de “patriarca da independência”, pelas articulações políticas junto a D. ... Gonçalves Ledo e seus partidários eram contrários ao absolutismo dos reis portugueses, mas sabiam que a saída do príncipe regente do Brasil era uma ameaça ao processo de independência.
As disputas entre os maçons que divergiam das ideias políticas e acusaram Bonifácio de “despotismo e coberto de autoridade”, levaram Dom Pedro a fechar a Maçonaria. Gonçalves Ledo contra-atacou levando Dom Pedro a reconciliar e reabrir a Maçonaria.
Resposta 3
O grito da independência – se de fato tiver acontecido – ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. ... Pedro foi aclamado imperador e no dia 1º de dezembro de 1822 ele foi coroado D. Pedro I. Houve conflitos após a declaração de independência, na Bahia, no Pará, no Maranhão e na Cisplatina.
Resposta 4:
Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.