o que foi guerra de canudos ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).
Explicação:
Caso haja alguma dúvida por favor adicione um comentário! :)
Resposta:
os proprietários rurais restringiram o acesso a água e ao moderar as possibilidades de trabalhos e de oferta de alimentos. A sequência desses eventos dificultou a vida dessas populações e agravou a crise local, com o avanço da miséria e da fome. Em 1870 um pregador começou a cruzar o Sertão nordestino. Ele era conhecido como Antônio Conselheiro vagando pelas cidades da região. Começou a unir o povo para construir igrejas, levantar muros em cemitérios e seguir uma vida dedicada à espiritualidade. Aos poucos, passou a ser identificado como um cristão que atuava como um líder religioso. Não era um sacerdote, mas era considerado pela população.
Depois de mais de duas décadas em peregrinação, Conselheiro se fixou na antiga fazenda Canudos. Seus seguidores se estabeleceram ali e outros chegaram, fugindo da seca, da miséria, da fome, do coronelismo. O arraial chegou a ter mais de 20 mil habitantes, o que incomodava bastante a Igreja e os coronéis da região. Isso porque Canudos roubava fiéis e diminuía o curral eleitoral. Entre 1896 e 1897, foram enviadas quatro expedições militares para acabar com o movimento.