História, perguntado por raioliveira8291, 5 meses atrás

O que foi a revolução industrial? Como começou? Quais as consequências? Como foi o processo? O que é Cartismo e Ludismo? Quem foram os Operários e a burguesia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mdias56
3

Resposta:

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo aos ingleses pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765. O historiador Eric Hobsbawm, inclusive, acredita que a Revolução Industrial só foi iniciada de fato na década de 1780|1|.

Cartismo e ludismo

Dois grandes movimentos de trabalhadores surgiram dessas organizações foram o ludismo e o cartismo. O ludismo teve atuação destacada no período entre 1811 e 1816, e sua estratégia consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas. Isso acontecia porque os adeptos do ludismo afirmavam que as máquinas estavam roubando os empregos dos homens e, portanto, deveriam ser destruídas.

O movimento cartista, por sua vez, surgiu na década de 1830 e lutava por direitos trabalhistas e políticos para a classe de trabalhadores da Inglaterra. Uma das principais exigências dos cartistas era o sufrágio universal masculino, isto é, o direito de que todos os homens pudessem votar. Os cartistas também exigiam que sua classe tivesse representatividade no Parlamento inglês.

Operários e a burguesia

A burguesia são os donos das matérias primas, já os operários são as pessoas que trocavam suas forças de trabalho por um salário baixíssimo. A vida da burguesia era luxuosa ao contrário da vida dos operários que tinha que sobreviver com salários baixos.


raioliveira8291: se for possível manda isso no meu insta @dieego.sx pra mim copiar.
niceoliveira71: Muito obrigado por ter me ajudado ❤
Perguntas interessantes