O que foi a revolta da vacina e qual era a função para a sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:O acontecimento que deflagrou a revolta foi a lei que tornou a vacina obrigatória. Os termos eram extremamente rígidos, abrangendo desde recém-nascidos até idosos, impondo-lhes vacinações, exames e reexames, ameaçando-os com multas pesadas, demissões sumárias, limitando as oportunidades de recursos, defesas. Não se cogitou da preparação psicológica da população, da qual se exigia submissão incondicional.
A oposição bradava que não se era contra a vacina, mas contra os métodos violentos, arbitrários. Funcionários, enfermeiros, fiscais e policiais pouco confiáveis, de instintos brutais e moralidade discutível, que cometiam abusos contra as famílias, principalmente mulheres e crianças.
A lei foi publicada em 9 de novembro de 1904. No dia seguinte, as agitações já se iniciavam com fúria. Oradores populares chamavam o povo à rebeldia. A Polícia tratou de prender os oradores, mas foi atacada a pedradas. Contingentes policiais de grandes proporções foram às ruas com ordens de agir prontamente e com desembaraço contra as ameaças à ordem pública. No dia 11, a Liga contra a Vacina Obrigatória havia marcado um comício desafiando a proibição policial. Seus líderes não compareceram. Oradores populares comandam a manifestação. A polícia ataca com uma carga de cavalaria, de sabre em punho. O sangue mancha o calçamento das ruas, o tumulto se generaliza. Tiros e pedradas chovem sobre a brigada de policiais.Os grupos populares se dispersam pelas ruas centrais, Rua do Teatro, do Ouvidor, Sete de Setembro, Praça Tiradentes.
O combate era intenso, em nenhum lugar a polícia conseguia assumir o controle da situação. Aproveitando-se do material que estava sendo usado nas obras para a abertura das novas avenidas, os populares se armaram de pedras, paus, ferros, instrumentos e ferramentas contundentes e se atracaram com os policiais. A tropa da policia se compunha de infantaria armada de carabinas e de piquetes de lanceiros da cavalaria. A população se refugiava nas casas vazias, se metia pelos becos estreitos. O barulho do combate era ensurdecedor, tiros, gritos, tropel de cavalos, vidros estilhaçados,, correrias, vaias, gemidos. O número de feridos crescia de ambos os lados e a cada momento chegavam novos contingentes de policiais e de amotinados.
Explicação:deixe seu obg e clique na estrela