História, perguntado por monsoresb42, 1 ano atrás

o que foi a politica do branqueamento

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannarrgomes
8

Resposta: Sob a ótica da eugenia europeia, houve uma tentativa sistemática de eliminação tanto dos mestiços quanto daqueles considerados primitivos.

Respondido por gouveallucas
11

Resposta:

Clareamento racial, branqueamento racial ou simplesmente branqueamento, é uma ideologia que era amplamente aceita no Brasil entre 1889 e 1914, como a "solução" para o excesso de negros. Simpatizantes da ideologia de Branqueamento acreditavam que a raça negra iria avançar culturalmente e geneticamente, ou até mesmo desaparecer totalmente, dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros. Esta ideologia ganhou o apoio da ideologia do racismo cientifico e foi um ato Darwinismo social, no qual foi aplicada a teoria de Darwin da seleção natural a uma sociedade ou a sua raça. Combinando essas duas ideias, o branco da elite da época acreditaram que o sangue ''branco" seria superior e inevitavelmente iria "clarear" as demais raças.

O uso prático da ideologia de Branqueamento parece ter ocorrido somente no Brasil, e não foi visto na Europa ou nos Estados Unidos. Muitos Europeus acreditavam que a mistura de raças poderia produzir prole degenerada e eles temiam que a mistura pode tornar-se uma ameaça para a raça branca. Nos Estados Unidos uma barreira entre negros e brancos foi formada pela segregação, que proibiu a mistura das duas raças.

Um estudo autossômico de 2013, com quase 1300 amostras de todas as regiões brasileiras, encontrou um grau predominante de ascendência européia combinada com contribuições africanas e nativas americanas, em vários graus: "Após um gradiente crescente de norte a sul, a ascendência européia foi a mais prevalecente em todas as populações urbanas (com valores de até 74%) .As populações do norte consistiam em uma proporção significativa de ascendência dos nativos americanos, cerca de duas vezes maior que a contribuição africana. Por outro lado, no nordeste, centro-oeste e sudeste, a ascendência africana foi a segunda mais prevalente. No nível intrapopulatório, todas as populações urbanas foram altamente misturadas, e a maior parte da variação nas proporções de ancestralidade foi observada entre indivíduos dentro de cada população e não entre a população ".

Espero ter ajudado :3

Explicação:

Perguntas interessantes