O que foi a partilha da África e quais suas consequências
Soluções para a tarefa
Resposta:
A divisão não levou em conta as diferencias étnicas e culturais existentes no continente africano, gerando assim graves problemas no futuro. Consequências principais: ... Estes geraram diversas guerras civis e disputas territoriais em vários países da África. Charge sobre a partilha da África e Ásia no final do século XIX.
Resposta:
Contexto Histórico
A partilha da África, ocorrida a partir da Conferência de Berlim de 1885, deve ser entendida no contexto histórico do Imperialismo e Neocolonialismo do final do século XIX. Foi neste sentido que as potências imperialistas europeias, em busca de mercados consumidores e matérias-primas, dividiram entre si o território africano.
A divisão não levou em conta as diferencias étnicas e culturais existentes no continente africano, gerando assim graves problemas no futuro.
Consequências principais:
- A insatisfação de alguns países, dentre eles a Itália e a Alemanha, com o processo de divisão, teve grande influência nas causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Vale ressaltar que a divisão de 1885 privilegiou Inglaterra e França, que ficaram com grande parte dos territórios africanos.
- O processo de independência dos países africanos, que teve início em meados do século XX, gerou diversos problemas de fronteiras e de disputas internas (entre tribos e nações). Estes geraram diversas guerras civis e disputas territoriais em vários países da África.