História, perguntado por anafneres, 1 ano atrás

O que foi a missão civilizadora?

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
893
Olá, tudo bem?

A missão civilizadora do colonialismo português foi uma prática de dominação empregada pelos portugueses em suas colônias sob o discurso de ser uma salvação para os povos selvagens. Utilizando-se dos trabalhos indígenas nas lavouras coloniais, os colonizadores afirmavam que estavam, na verdade, ajudando aquele povo, não se aproveitando dele. Além da utilização da mão de obra sem remuneração (escravidão), houve a destruição de boa parte da cultura desses povos, pois foram catequizados principalmente pelas missões dos Jesuítas.

Espero ter ajudado!
Respondido por zac262014
174

Resposta: O imperialismo (XIX) é a principal causa da miséria econômica de países africanos e asiáticos atualmente. A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente à América. No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados consumidores de produtos manufaturados e de controle sobre as regiões fornecedoras de matéria-prima deu início a nova corrida colonial, empreendida principalmente pelas potências industriais da Europa.

Explicação: As diferenças entre o colonialismo e o neocolonialismo estão no campo político e econômico.  Durante o colonialismo nos séculos XVI e XVII, as principais potências econômicas eram Portugal e Espanha que encabeçaram a colonização da América. Nesse período, as relações de trabalho nas colônias eram realizadas através do trabalho escravo e os produtos extraídos eram de gênero agrícola. A legitimação para a exploração da América estava na esfera religiosa, a disseminação do catolicismo nas colônias era uma maneira de justificar essa colonização. O Neocolonialismo praticado no século XIX estava inserido dentro das transformações econômicas que atingiram a Europa. A Revolução Industrial contribuiu para o crescimento de novas potências como Inglaterra e França, que buscavam mercado consumidor para os seus produtos industrializados e matéria-prima existente nos países chamados de terceiro mundo. A legitimação dessa política imperialista era a missão do homem branco, que por ser superior culturalmente aos africanos e asiáticos, deveria carregar o fardo de levar civilização a esses povos.  O domínio colonial, a conquista e a submissão de continentes inteiros foram legal e moralmente aceitos. Desse modo, os europeus tinham o dever de fazer tais sociedades evoluírem.  A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários. Todas essas justificativas utilizadas partiam de ideais racistas, como o darwinismo social, que estipulava que o homem branco era “superior”.

Hoje, sabemos que as justificativas utilizadas não passavam de disfarce para os reais interesses que eram de promover a exploração econômica do continente africano. A ocupação do continente africano, por sua vez, não aconteceu de maneira pacífica, pois os povos africanos lançaram dura resistência contra a presença europeia.

O darwinismo social se caracterizou como outra teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes. O darwinismo social compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Tal teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam.

A partir de então, os europeus difundiram a ideia de que o imperialismo, ou neocolonialismo, seria uma missão civilizatória de uma raça superior branca europeia que levaria a civilização (tecnologia, formas de governo, religião cristã, ciência) para outros lugares. Segundo o discurso ideológico dessas teorias raciais, o europeu era o modelo ideal/ padrão de sociedade, no qual as outras sociedades deveriam se espelhar. Para a África e a Ásia conseguirem evoluir suas sociedades para a etapa civilizatória, seria imprescindível ter o contato com a civilização europeia.

Perguntas interessantes