História, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

o que foi a liga Espartaquista? o que defendiam? o que aconteceu com seus membros?​

Soluções para a tarefa

Respondido por MrDuqueByel
1

Resposta: A chamada Revolução Alemã transcorreu nos anos de 1918 e 1919, com forte atuação na região da Baviera, no Sul da Alemanha. Tal revolução tinha caráter comunista e foi promovida por conselhos de operários e soldados, estimulados e coordenados pela propaganda ideológica do Partido Comunista Alemão (KPD), formado a partir da Liga Espartaquista. Para compreendermos bem isso, é necessário que entendamos um pouco do contexto da Alemanha (e da Europa) nos anos de 1918/1919.

Ocorre que, um ano antes do fim da guerra (1917), aconteceu a Revolução Bolchevique, liderada por marxistas como Vladimir Lênin e Leon Trotski. Os revolucionários russos valeram-se da brecha encontrada pela ruína em que o Império do czar Nicolau II encontrava-se, sobretudo pelo envolvimento na guerra, para tomar o poder. O fato é que a Revolução Bolchevique acabou por estimular comunistas revolucionários de outras nações, sobretudo na Europa, a levar adiante em seus territórios as ações revolucionárias. Os comunistas alemães estavam na “rota revolucionária”.

Respondido por br810686
0

Resposta:

A Liga Espartaquista (Spartakusbund, em alemão), também chamada Liga Spartacus, foi uma organização socialista, marxista, revolucionária, anti-imperialista e antimilitarista atuante na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Perguntas interessantes