Geografia, perguntado por cbtecnologiap6xj27, 10 meses atrás

O que foi a liberalização da economia na década de 1990?

Soluções para a tarefa

Respondido por milacamila20
10

Liberalização econômica (português brasileiro) ou liberalização económica (português europeu) é um termo amplo que, normalmente, se refere a menos regulamentações e menos restrições governamentais na economia e a uma maior participação de entidades privadas na mesma. A doutrina está associada ao liberalismo clássico. Assim, a liberalização, em suma, refere-se a uma "diminuição dos controles", na esperança de que isto promova o desenvolvimento econômico

A maioria dos países do primeiro mundo, nas últimas décadas, tem seguido o caminho da liberalização econômica com o objetivo declarado de manter ou aumentar a sua competitividade econômica. Políticas de liberalização incluem a privatização parcial ou total das instituições e bens públicos; uma maior flexibilidade do mercado de trabalho; taxas de imposto mais baixas para as empresas; menos restrições aos capitais nacional e estrangeiro; e mercados mais abertos. Em apoio da liberalização, o primeiro-ministro britânico Tony Blair escreveu que:

O sucesso acontece para as empresas e países que se apressam em se adaptar, demoram em se queixar, estão abertos e dispostos a mudar. A tarefa dos governos modernos é garantir que nossos países podem enfrentar este desafio.

Nos países em desenvolvimento, a liberalização econômica refere-se mais à liberalização ou mais "abertura" de suas respectivas economias ao capital e investimentos estrangeiro. Três das economias que mais cresceram em desenvolvimento, Brasil, China e Índia, alcançaram um rápido crescimento econômico nos últimos anos ou décadas depois de terem "liberalizado" suas economias.

Muitos economistas argumentam que os países hoje em dia, em particular os países do chamado "terceiro mundo", não têm outra escolha a não ser "liberalizar" as suas economias, a fim de se manterem competitivas para atrair e manter os seus investimentos nacionais e estrangeiros. Segundo esses economistas, em 1991, a Índia, por exemplo, não teria escolha a não ser implementar reformas econômicas liberais.Da mesma forma, nas Filipinas, as controversas propostas da "Carta da Mudança" incluem alteração das disposições economicamente restritivas de sua Constituição de 1987

Perguntas interessantes