História, perguntado por lucasalunosesi, 1 ano atrás

O que foi a Lei do Ventre Livre e a lei dos sexagenários e aponte quais foram os efeitos dessas leis durante o período imperial.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelinehffjki
28

A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.

 

Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de idade. 



A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Sararaiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. 

 

A lei beneficiou poucos escravos, pois eram raros os que atingiam esta idade, devido a vida sofrida que levavam. Os que chegavam aos 60 anos de idade já não tinham mais condições de trabalho. Portanto, era uma lei que acabava por beneficiar mais os proprietários, pois podiam libertar os escravos pouco produtivos. Sem contar que a lei apresentava um artigo que determinava que o escravo, ao atingir os 60 anos, deveria trabalhar por mais 3 anos, de forma gratuita, para seu proprietário.

 

A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão

Respondido por martinkoliveira
0

A Lei do Ventre Livre foi uma lei do ano de 1871 que determinava que todos os filhos de escravos que nascessem a partir daquele momento seriam considerados livres, e não mais escravizados. A Lei dos Sexagenários, por sua vez, libertava os escravos que tivessem mais de sessenta anos de idade.

Efeitos dessas leis abolicionistas

As leis abolicionistas, como é o caso da Lei do Ventre Livre e da Lei dos Sexagenários, acabaram por fazer com que a escravidão passasse para o seu fim. No entanto, elas ocorreram de forma gradual, como queriam as elites econômicas do país.

Veja mais sobre as leis abolicionistas:

https://brainly.com.br/tarefa/7209665

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes