o que foi a guerra fria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Guerra Fria e o medo de uma guerra nuclear
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.
A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.
Explicação:
Resposta: Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética
Explicação: O século XX foi marcado por conflitos mundiais motivados por divergências entre as grandes potências. O fim da primeira e segunda guerra mundial não representou o fim desses conflitos, mas sim o início de um dos episódios da história responsável por provocar transformações sócio-políticas em vários pontos do planeta: a Guerra Fria.
A Guerra Fria (1939-1945) provocou intensas transformações sócio-políticas e econômicas nos países envolvidos direta e indiretamente no conflito. A disputa entre os países aliados: Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética e os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão acirrariam as diferenças entre essas potências intensificadas pelas divergências ideológicas.
O expansionismo da Alemanha nazista comandada por Adolf Hitler em busca de territórios e matérias-primas para abastecer suas indústrias em crescimento motivaram as grandes potências a declararem guerra aos alemães.
O Reino Unido entrou no conflito por ser a nação europeia mais desenvolvida e principal inimiga de Hitler, os norte-americanos declararam guerra aos países do eixo em 1941 após o ataque a base naval de Pearl Harbor no Oceano Pacífico, já a União Soviética entraria no conflito devido ao descumprimento do Pacto germânico-soviético de não agressão assinado em 1939.