o que foi a depressão ja esquecida de 1921
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque é que não é conhecida? Porque foi uma contracção forte da produção dos EUA que se corrigiu rapidamente. Em 1920 foi duro, mas em Julho de 1921 terminou rapidamente e permitiu os “Roaring 20s“. Além disso, para os historiadores tradicionais é inexplicável de acordo com as suas teorias, pelo que foi um acontecimento único do qual não se podem tirar conclusões…
2. O que é que aconteceu? Basicamente o Dow caiu para quase Metade (de Nov. de 1919 a Agosto de 1921) e o Desemprego disparou para cerca do Dobro. Tudo isto enquanto os preços desceram 18% e o PIB contraiu 6,9% (de acordo com os números do Governo Americano).
3. Qual foi a Reacção do Governo Federal? A Administração cortou o Orçamento em Metade. As taxas do IRS foram cortadas para todos os escalões. A dívida estatal (não o défice, note-se!) foi cortada em 1/3! E a Reserva Federal, criada pouco tempo antes, não expandiu a base monetária nem de outro modo pôs em perigo o padrão-ouro.
4. Que conclusões tirar? Para muitos, nenhuma: foi um episódio. Para alguns contudo, a comparação entre esta crise e a seguinte, com respostas diametralmente opostas e resultados também diametralmente opostos, fica a lição da História, para que não estejamos condenados a repetir os erros do passado.
Resposta:
Foi a mais grave crise econômica mundial do século 20.
Explicação:
tudo começou por causa de um grande desequilíbrio na economia dos Estados Unidos. Durante a década de 1920, houve um rápido crescimento do mercado de ações no país, com os americanos investindo loucamente nas bolsas de valores, acreditando que elas se manteriam sempre em alta. Cidadãos comuns vendiam as próprias casas para comprar ações, atrás de um lucro fácil e, teoricamente, seguro. No entanto, em meados de 1929, a economia do país começou a dar sinais de que as coisas não iam tão bem assim. Os Estados Unidos entraram em recessão (queda no crescimento econômico) e muitas empresas haviam se endividado além da conta durante o período de euforia. Em outubro de 1929, diante desses sinais negativos, os preços das ações desabaram, provocando a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.