O que foi a chamada Guerra Fria e quais as suas principais características?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.12 de ago. de 2020
Explicação:
Explicação:
A Guerra Fria foi um período de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética que se estendeu entre o fim da II Guerra Mundial (1945) e a caída do muro de Berlim (1990). Essa tensão envolvia a disputa pela liderança mundial entre dois sistemas econômicos e sociais opostos: o capitalismo (sustentado pelos EUA) e o comunismo (sustentado pela URSS).
O termo “fria” refere-se ao fato de nunca ter ocorrido um confronto armado oficial entre os dois países. Os enfrentamentos se davam através de guerras periféricas entre países que orbitam na hegemonia americana ou soviética. Nessas guerras, tantos os EUA quanto a URSS intervinham oferecendo financiamento, treinamento militar, estratégias de guerra e armas para facções locais e, algumas vezes, inclusive, enviando tropas.
Dependendo da facção vitoriosa, o país era alinhado ou caía sob domínio dos EUA (com regime capitalista) ou da URSS (com regime comunista). Estes enfrentamentos mataram milhões de pessoas e arruinaram economias que, em alguns casos, não conseguiram se recuperar. Apesar de ser, oficialmente, uma guerra “fria”, este período acumulou consequências tão severas quanto uma guerra mundial.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.