O que foi a chamada Coexistência Pacífica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Coexistência pacífica foi um termo de política internacional criado pelo líder soviético Nikita Khrushchev para se referir às relações que manteria no futuro a União Soviética e os Estados Unidos dentro da chamada Guerra Fria, e geralmente aceita como política soviética no período de 1955 a 1962 a partir do ponto de vista ocidental, e de 1955 a 1984 a partir do ponto de vista soviético.
Coexistência Pacífica é o nome oficial da política externa da União Soviética durante o período em que Khrushchev liderou politicamente o país (de 1955 a 1962). Este princípio diplomática propunha que o Comunismo e o Capitalismo poderiam existir independentes um do outro, cada um em sua zona de influência, realizando disputas sociais e econômicas fora do âmbito militar.
Na prática, contudo, não significou a plena pacificação pois as disputas indiretas (como a Guerra do Vietnã por exemplo) continuaram a acontecer, havendo ainda um forte sentimento de rivalidade (e de necessidade de superar o sistema adversário) tanto por parte dos soviéticos quanto por parte dos americanos.[
De qualquer modo serviu para "esfriar os ânimos" entre os rivais e afastar o fantasma de uma guerra direta (e, portanto, nuclear).