História, perguntado por Tory423, 1 ano atrás

O que foi a Aliança Nacional Libertadora quais eram suas principais propostas

Soluções para a tarefa

Respondido por laylla5
92
Uma das principais frentes políticas que se opuseram ao integralismo foi a Aliança Nacional Libertadora, cujos membros eram chamados de aliancistas.Foi fundada em março de 1935 e reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas.Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade.Luís Carlos Prestes foi eleito o presidente de honra da ANL, da qual o programa político incluía: combate ao capitalismo e ao liberalismo; estatização de empresas estrangeiras; não-pagamento da dívida externa brasileira; realização de uma reforma agrária, com distribuição de terras para os trabalhadores do campo e combate ao latifúndio. Um dos lemas da ANL era “Pão, terra e liberdade”.Mas o governo Vargas declarou a ANL ilegal já em junho de 1935, ordenando a prisão de seus líderes, alegando que eles tinham a intenção de promover um golpe de Estado no país.
Respondido por kauefellipe7
4

Resposta:

Aluno

As principais mudanças foram:

* O direito de todos à educação, com a determinação de que esta desenvolvesse a consciência da solidariedade humana.

* A obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário, inclusive para os adultos, e intenção à gratuidade do ensino imediato ao primário.

*O ensino religioso facultativo, respeitando a crença do aluno.

*A liberdade de ensinar e garantia da càtedra.

*A manutenção dos princípios básicos da carta anterior, ou seja, o Brasil continuava sendo uma república dentro dos princípios federativos, ainda que o grau de autonomia dos estados fosse reduzido.

* A dissociação dos poderes, com a independência do executivo, legislativo e judiciário. Além da eleição direta de todos os membros dos dois primeiros. O código eleitoral formulado para eleição da Constituinte foi incorporado à Constituição.

* A criação do Tribunal do Trabalho e respectiva legislação trabalhista, incluindo a liberdade de organização sindical.

* A possibilidade de nacionalizar empresas estrangeiras e de determinar o monopólio estatal sobre determinadas indústrias.

* As disposições transitórias estabelecendo que o primeiro presidente da República fosse eleito pelo voto indireto da Assembléia Constituinte. 

Explicação:

Perguntas interessantes