História, perguntado por mariliabarros1out60h, 1 ano atrás

O que foi a Ação Integralista Brasileira(AIB) No governo de Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Army1357
6
A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi uma organização política com inspirações fascistas que surge no inicio da década de 1930 no contexto da ascensão dos regimes autoritários na Europa.

Após uma viagem à Itália onde teve contato com o líder do fascismo, Benito Mussolini, Plínio Salgado, idealizador da AIB, articula-se com grupos de intelectuais e simpatizantes do regime fascista e funda no mês de fevereiro de 1932 a Sociedade de Estudos Políticos (SEP) onde reuniam os intelectuais que compactuavam dos ideais autoritários de Plínio. Devido ao sucesso do SEP em outubro do mesmo ano é lançado o manifesto integralista onde Plínio funda a AIB.


Respondido por alisonalves408
7
A Ação Integralista Brasileira foi um partido político fundado em 1932 por Plínio Salgado, após a Revolução Constitucionalista. Era um partido com tendências fascistas e opositor ferrenho à Aliança Nacional Libertadora (ANL), partido político que era de caráter socialista/comunista.

O objetivo da AIB era valorizar o nacionalismo e exterminar por completo o Liberalismo e o Comunismo, além de ter a ideia do uso do autoritarismo e o favorecimento das privatizações (o que de alguma maneira combinava bastante com as ideologias de Hitler e Mussolini à época).

Apesar destas ideologias estarem próximas também ao governo que vigorava na época, a AIB foi dissolvida em novembro de 1937 por Getúlio Vargas (principal aliado dos integralistas), após o decreto do Estado Novo, sendo que na verdade isso pode ser entedido como uma "traição", já que Plínio Salgado, por saber da existência do Plano Cohen, estava confiante que iria merecer um lugar de destaque na ditadura varguista, o que acabou não acontecendo e dando origem ao Levante Integralista, em 1938.
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes