o que fez Getúlio Vargas em relação relação a classe trabalhadora ?
Soluções para a tarefa
o primeiro governo Vargas – 1930/1945 – ele proporcionou aos trabalhadores grandes conquistas. Criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também foram fruto de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Estas conquistas permaneceram e foram ampliadas paulatinamente até os dias de hoje, rompendo aquela relação perversa entre empregador e empregado em que o primeiro explorava até à exaustão as forças do operário e depois o abandonava à própria sorte sem direito a nada.
Por isso a memória do Presidente Vargas é lembrada até hoje como o “pai dos pobres” e o criador de uma classe operária brasileira digna e cidadã.
Biografia
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882 na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro. Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre 1930 e 1945. Ente 1937 e 1945 instalou a fase da ditadura, o chamado Estado Novo.
Revolução de 1930
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a revolução que derrubou o governo Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e o populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934.
Segundo mandato
Deposto em 1945 por forças democráticas que varriam o mundo após a 2ª Guerra Mundial, em 1950 Vargas volta ao poder através de eleições democráticas. Nesse governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do “Petróleo é Nosso”, que resultaria na criação da Petrobras, já que as megaempresas petrolíferas americanas queriam se apossar do petróleo do Brasil.