O que explica a existência de grande numero e imigrantes e descendentes de europeus no sul do brasil?
Soluções para a tarefa
Não foi apenas o clima da região sul que determinou um fluxo grande de imigrantes europeus para esta região do Brasil. O processo de imigração européia da-se a partir de 1818 com Dom João VI quando este determina a vinda dos primeiros imigrantes suiços para o nosso país, estes imigrantes de origem suiça vieram para o Rio de Janeiro e passaram a ocupar a região conhecida como Petrópolis.
Já nos três estados do sul ou seja Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a imigração teve seu maior fluxo a partir de 1975 até 1920, neste período ocorrem na Europa em específico na Itália 1860-1870 e Alemanha 1860-1870 as lutas pela Unificação destes paises, onde vc pode encontrar relatos históricos sobre Giuseppe Garibaldi, Conde de Cavour, Giuseppe Mazzini, todos estes na Itália e Marechal Von Bismark na Alemanha. Neste período a Europa passava por crises políticas e econômicas fortissimas e as epidemias se alastravam pelo continente assolado por guerras e revoluções em quase todo aquele século XIX. Com este quadro e a necessidade de ocupação da região sul que até aquele tempo era pouco habitada, deu-se início a uma grande política de ocupação na região, posto que os governantes da época precisavam consolidar esta região como parte do Reino do Brasil e para isso seria primordial uma ocupação breve.
Contudo, antes mesmo destes eventos já contava o sul do Brasil com imigrantes franceses, poloneses, alemães, suiços, italianos, espanhóis e portugueses.