O que estudei:
Mesopotâmia:
Egito:
Núbia:
Hebreus:
Fenícios:
Persas:
preciso de um breve resumo sobre a:
Economia
Política:
Sociedade:
Legado:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Egito: A economia baseava-se na agricultura e na pecuária.
Sob o comando do faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súditos subordinados ao poder do monarca.
A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula.
Os egípcios deixaram legado para a medicina por causa dos processos de mumificação.
Núbia: O poder político ficava concentrado nas mãos de um rei.
Desenvolveram uma rica cultura própria, apesar das influências egípcias.
Usavam o arco como seu principal armamento.
Sua autonomia política só foi estabelecida após o enfraquecimento do Império Egípcio.
Hebreus: A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária.
O principal legado que os hebreus deixaram foi no âmbito religioso, eles foram um dos primeiros povos a adotar o monoteísmo.
A sociedade hebraica se dividia em: Monarca, Proprietárias e sacerdotes, Comerciantes e funcionários reais (burocratas) e Escravos.
A história política dos hebreus era dividida em era dos Patriarcas, era dos Juízes e era dos Reis.
Fenícios: Dedicavam-se ao artesanato chegando a inventar o vidro transparente. Na agricultura, cultivavam olivas e vinhas, e se dedicaram especialmente à pesca e ao comércio marítimo.
O legado deles foi o avanço no comércio marítimo e a maior herança de todas foi o ALFABETO (botei até em negrito, itálico e sublinhado o alfabeto de tão importante).
O poder político se baseava nas rotas marítimas e estava nas mãos dos homens que dominavam o mar, constituindo a Talassocracia.
Persas: Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos cobrados aos povos subjugados.
Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses.
Zoroastrismo ou Masdeísmo é o nome da antiga religião desse povo, que teve origem na fusão das crenças populares dos povos persas, feita pelo seu fundador, o profeta Zoroastro ou Zaratustra – daí a origem do nome.
Bons estudos!