História, perguntado por rhanaracassola, 11 meses atrás

O que eram BURGOS, COMUNAS e CORPORAÇÕES DE OFÍCIO?

Soluções para a tarefa

Respondido por tobiaszart34
3

Burgos: os burgos eram os núcleos urbanos das cidade medievais em que se possibilitava a realização do comércio bem como o desenvolvimento de várias atividades econômicas.

Comunas: Comuna significa uma comunidade local, tanto urbana ou local, que era emancipada, ou seja, que se torna um município – sendo que, portanto, possuirá autonomia administrativa.

Antigamente, também, o termo comuna indicava uma associação de burgueses de uma mesma localidade que possuíam direito de governar a si próprios.

Na organização da sociedade medieval, a comuna era uma povoação que se emancipava do feudalismo e que representava, em forma de corporações ou outras associações, a camada dos artesãos e mercadores, garantindo defesa externa, estabilidade interna e uma série de serviços públicos. As comunas transformaram-se, aos poucos, em cidades.

Corporações de Ofício: As Corporações de Ofício eram associações, existentes no final da Idade Média, que reuniam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. Existiram corporações de ofícios de diversos tipos como, por exemplo, carpinteiros, ferreiros, alfaiates, sapateiros, padeiros, entre outros.

Estas associações serviam para defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores. Cada profissional contribuía com uma taxa para manter a associação em funcionamento.

Existiam as seguintes categorias numa corporação:

  • - Mestres: eram os donos de oficina e com muita experiência no ramo em que atuava;
  • - Oficiais: tinham uma boa experiência na área e recebiam salário pela função exercida;
  • - Aprendizes: eram jovens em começo de carreira que estavam na oficina para aprender o trabalho. Não recebiam salário, mas ganhavam, muitas vezes, uma espécie de ajuda.

Podemos considerar as corporações de ofício como uma espécie de embrião dos sindicatos modernos.


tobiaszart34: Espero ter ajudado!
tobiaszart34: Sei que é muita coisa, mas é o que entendi sobre esses temas.
Perguntas interessantes