O que era o just-in-time
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time. Além de ser uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque.
Explicação:
resporta:
O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda.
Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois.
Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
Contudo, para que seja bem-sucedido, o processo de produção deve contar com dados, que podem ser monitorados para otimizar os processos.
Afinal, para que o just in time funcione, é preciso que o gestor tenha total controle sobre o fluxo da empresa — seus processos e as necessidades dos clientes.
Assim, ele vai entender o que precisa comprar, quais itens precisam ser vendidos rapidamente e quais podem ocupar o estoque por mais tempo.
Dessa forma, é possível otimizar as execuções e criar um planejamento estratégico realmente enxuto, capaz de melhorar a produtividade do negócio.
Para quem busca gerir com sucesso uma fábrica ou seu estoque, o just in time é um método perfeito às boas práticas de gestão: com mais de 60 anos de história, o conceito só evoluiu e ainda entrega resultados incríveis em todo o mundo.
Se você quer saber mais sobre este assunto, continue com a leitura deste artigo
Explicação: