História, perguntado por Peekaaboo, 1 ano atrás

O que era o imperialismo Europeu? quais suas consequências?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriacosta347
2
O Imperalismo Europeu foi uma prática utilizada pelas nações e povos mais poderosos para ampliar e manter o controle ou influência sobre nações ou povos mais fracos. No mundo antigo tal prática deu origem a grandes impérios que surgiam quando um povo tentava dominar os demais, criando um sistema de controle centralizado.

O imperialismo europeu da Era Moderna é caracterizado pela expansão colonialista sobre territórios de ultramar. Os sistemas imperialistas foram estruturados, segundo a doutrina do mercantilismo: cada metrópole buscava controlar o comércio de suas colônias para monopolizar os benefícios conseguidos.

Em meados do século XIX, surgiu uma outra variante, o imperialismo de livre câmbio. No entanto, esta modalidade logo desapareceria: antes do final do século XIX, as potências européias haviam voltado a praticar a anexação territorial, expandindo-se pela África, pela Ásia e pelo Pacífico.
Respondido por oliveiragui10p9jr48
3
Bom, o imperialismo europeu ou neocolonialismo, teve como principal intuito, busca por meios primários de produção como agricultura, por exemplo. Os principais "impérios" foram formados por Inglaterra e França, que colonizaram inúmeros países na África, e Ásia. A principal consequência foi desmantelamento dos países que foram explorados, houveram inúmeras guerras de libertação, e principalmente na África as terras de tribos africanas foram alteradas com intuito de causar revanchismo entre tribos rivais, assim causando inúmeros masacres e mortes.
Perguntas interessantes