História, perguntado por gugagutierrez, 1 ano atrás

o que era as antigas práticas medievais no iluminismo??

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarolll7
0

O pensamento predominante na época era o teísmo, que a idéia de que Deus existe e atua na Terra. A Igreja é a grande representante do pensamento teístaNo Iluminismo aparecem filósofos como Helvetius e Holbach que defendem um pensamento contrário, que é o ateísmo, ou seja, Deus não existe. Para estes, Deus é uma invenção mitológica e a natureza é desvinculada de qualquer criatura sobrenatural. 

Contudo, a maioria dos iluministas defendiam o deísmo, que afirma a existência de Deus, mas nega sua atuação na Terra. Isaac Newton dizia que o Universo funciona como uma mecânica. É do Iluminismo a analogia do "Relojoeiro Divino" que compara Deus com um relojoeiro, que programa o relógio para funcionar sozinho, sem intervenção posterior.

Anticlericalismo
Os iluministas criticavam veemente o clero. Os padres eram vistos como preconceituosos, supersticiosos e irracionais. Tais filósofos detestavam a Inquisição, que espalhava a idéia de que o pensamento iluminista era uma farsa anticristã.

Apesar do anticlericalismo dos iluministas, o pensamento liberal lhes contaminou até na ideologia. O filósofo Voltaire, por exemplo, atacava os atos da Igreja, mas pregava a TOLERÂNCIA, ou seja, o respeito pela idéia contrária. Dizia: “Não concordo com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de falar livremente
Pregavam a igualdade do Direito, ou seja, todos devem ser iguais perante a lei.

Essa apologia era pregada porque a burguesia, apesar de rica, tinha menos direitos do que a nobreza. Os tribunais dos nobres eram diferentes e estes não pagavam impostos. O Absolutismo beneficiava os ainda senhores feudais e sacrificava a burguesia, classe social que nem havia no estamento da Alta Idade Média.

Política

O pensamento político do Iluminismo é o mais conhecido, principalmente porque foi o que mais se aplicou na práxis. O pensador Montesquieu defendeu a Teoria da separação dos três poderes. Foi ele que formulou a divisão do poder estatal em Poder Executivo, responsável pela administração pública (presidente, rei, governadores e prefeitos), Poder Legislativo, que elabora leis e fiscaliza o Executivo (deputados, senadores e vereadores) e Pode Judiciário, que promove a justiça a partir das leis (juízes)


O Iluminismo foi um movimento muito mais profundo e completo do que o Renascimento, pois este último, não teve a coragem, a intrepidez ou mesmo a competência para atacar com tanta perfeição o Sistema opressor de sua época, simbolizado no século XVII pelo rei e clero.

Fonte: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2009/11/iluminismo.html
Perguntas interessantes