Química, perguntado por amandavortmann01, 1 ano atrás

O que é uma ligação química?

Soluções para a tarefa

Respondido por StRiGnAdO
22
É a ligação que os átomos estabelecem entre si para formarem moléculas, íons e conglomerados metálicos (no caso das ligações metálicas), e dividem-se nas seguintes categorias:

1) Ligação iônica => ligação entre um metal e um ametal. Exemplo: NaCl
 (Na => metal; Cl => ametal;


2) Ligaçao covalente => ligação entre dois ametais. Exemplo: H20
 (H => ametal; 0 => ametal;

2.1) Ligação coordenada ou dativa: subtipo de ligação covalente em que um único átomo doa 2 elétrons "dispensáveis" para outro. Exemplo:       C=O 
(Repare na seta que sai do oxigênio e que aponta para o carbono)     <=


3) Ligação metálica: ligação entre dois metais. Exemplo: bronze (liga metálica resultante da mistura entre cobre e estanho)                                                                                                           
Respondido por bryanavs
15

A ligação química é a união de dois ou mais átomos de elementos iguais ou diferentes, que buscam perder, ganhar ou compartilhar elétrons para ficarem estáveis.

Vamos aos dados/resoluções:

“Ligação química” foi um termo usado pela primeira vez por Gilbert Newton Lewis no ano de 1920 em um artigo para explicar por que os átomos se mantêm unidos para formar as substâncias e também por que eles permanecem unidos ao longo de milhares de anos. Sendo que s átomos da maioria dos elementos químicos até então conhecidos e enunciados na Tabela Periódica não aparecem na forma isolada na natureza. A maioria dos materiais presentes em nosso cotidiano são substâncias que podem ser simples (constituídas de átomos de somente um tipo de elemento químico) ou compostas (possuem átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes).

Sendo assim, os átomos realizam ligações químicas, procurando perder, ganhar ou compartilhar elétrons da camada de valência até atingirem a configuração do próximo gás nobre. Essa teoria passou também a ser chamada de regra do octeto. Por exemplo, o oxigênio é bivalente, porque ele possui seis elétrons na sua camada de valência. Por isso, ele precisa receber mais dois elétrons para ficar com configuração do gás nobre neônio (Ne), isto é, com oito elétrons na camada de valência, que nesse caso é a camada L.

Espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes