O que é um sistema de alimentação ligado em série e em paralelo?
Soluções para a tarefa
Quando falamos do circuito em série, como o próprio nome já diz é um circuito com duas ou mais cargas que estão sendo alimentadas em uma sequência em série uma com a outra, tendo uma ligação de sequência entre elas, portanto haverá apenas um único caminho para a passagem da corrente elétrica. Já no circuito em paralelo também temos a composição por duas ou mais cargas, porém diferente do circuito em série, todas as cargas relacionadas possuem o mesmo ponto em comum, ou seja, deverá haver um ponto de derivação para todas as cargas, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica seja separado proporcionalmente para cada carga, com um valor respectivo de sua resistência elétrica.
Explicação:
Temos algumas características dos circuitos: um circuito em série, corrente e tensão tendem a se comportar de maneira diferente sobre as cargas do circuito. O fluxo de elétrons ou como chamada de corrente elétrica, no circuito sempre será o mesmo sobre as cargas, isso se da porque há apenas um único caminho para a passagem desses elétrons. Quando falamos do circuito paralelo algumas de suas principais características que tanto a corrente e tensão elétrica no circuito tendem a se comportar de maneira diferente. No caso da tensão elétrica, será sempre igual para todos as cargas do circuito, ou seja, a mesma tensão fornecida pela fonte pela fonte.
As plicações mais comuns de um circuito em série são os circuitos simples de LED que ficam nas árvores de natal, chamados de pisca-pisca. Por causa do circuito ser em série é o motivo pelo qual quando apenas uma lâmpada queima todo aquele circuito para de funcionar, isto acontece porque uma parte do circuito é interrompido, neste caso não haverá passagem de corrente para as demais lâmpadas.
Onde vemos o circuito em paralelo mais é aplicado são em instalações elétricas industrial e predial, onde todas as tomadas e lâmpadas estão em paralelo, redes de distribuição, equipamentos elétricos e eletrônicos.