o que é transitividade verbal?de 5 exemplos
Soluções para a tarefa
Predicação verbal é a relação de dependência entre o verbo e seus complementos
Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração.
- Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
- Transitivo indireto: esse vem acompanhado de um objeto com preposição obrigatória (objeto indireto).
- Transitivo direto e indireto: aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição (objeto direto) e de um objeto com preposição (objeto indireto).
- Intransitivo: é o verbo considerado de sentido completo, que não exige complemento que lhe integre o sentido.
- Verbo de ligação: é aquele que serve para estabelecer certo tipo de relação entre um atributo do sujeito e o sujeito, sempre com significado de estado ou mudança de estado.
Classificar um verbo quanto à transitividade, isto é, dizer se ele é transitivo ou intransitivo, é verificar se este possui sentido completo ou necessita de um complemento para expressar uma ideia bastante.
Iremos discutir sobre o verbo transitivo, que, ao contrário do intransitivo, exige um complemento que o suceda e lhe agregue significação completa.
Nas imagens abaixo, vemos um polegar em riste e um coração vermelho. Esses dois símbolos, respectivamente, costumam representar os verbos "gostar" e "amar".
O verbo "gostar", quando acompanhado de algum complemento numa frase, pede uma preposição para ligá-lo a esse complemento. Logo, trata-se de um verbo transitivo indireto.
O verbo "amar", por sua vez, não exige preposição, sendo - portanto - um verbo transitivo direto.
Quanto aos verbos transitivos, podemos classificá-los em indireto, direto e ainda em direto e indireto simultaneamente.
Os verbos transitivos indiretos são aqueles cujo complemento necessário ao sentido completo da frase são introduzidos por uma preposição. Exemplo: "Luciano gosta de futebol", onde a preposição "de" introduz o complemento do verbo transitivo "gosta".
Ao contrário, os verbos transitivos diretos são aqueles cujo complemento necessário ao sentido completo da frase não são introduzidos por uma preposição, mas sim diretamente.
Exemplo: "Luciano ama futebol", onde o complemento do verbo transitivo "ama" é introduzido de maneira direta.
Existem também aqueles verbos que exigem dois complementos: um introduzido por preposição e outro sem.
Exemplo: "Carlos emprestou dinheiro a Paola", onde o complemento do verbo transitivo "emprestou" é introduzido diretamente, mas, por sua vez, é sucedido por outro complemento iniciado na preposição "a".
Exercício resolvido sobre TRANSITIVIDADE VERBAL:
brainly.com.br/tarefa/18349474
Espero ter ajudado, um abraço! :)