Matemática, perguntado por elber48, 11 meses atrás

o que é teste da segunda derivada peço explicação com exemplos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellygomes0
1

A primeira derivada de uma função é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico em cada ponto onde a deriva existe, sendo assim, se a derivada segunda também existir nesses pontos, temos que. ... Se f"(x)<0 em algum ponto x de S, então o gráfico de f tem a concavidade (boca) voltada para baixo nas vizinhanças de x.
Respondido por thiagog12k
0

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

Quando escrevemos y=f(x), estamos dizendo que y é uma função da variável independente x, explicitando a expressão da referida função. É o caso, por exemplo, de:

   y=x2

   y=sen x

   y=ln x+3x-4tg x

   e assim por diante...

Podemos estabelecer uma infinidade de funções dessa maneira.

Entretanto, muitas vezes, encontramos equações relacionando as variáveis x e y, nas quais a variável y não está escrita como uma função da variável x, como por exemplo:

   x+y=1

   x2+y2=1

   y+ey-x=2

Na primeira equação, conseguimos facilmente explicitar a variável y escrevendo:

y=1-x

Na segunda, temos y2=1-x2, ou seja, podemos escrever:

ou ,

isto é, a equação dada fornece duas funções na variável x.

Na terceira e quarta equações simplesmente não conseguimos isolar a variável y e, na última, se possível for, certamente não será muito fácil.

Assim, dada uma equação envolvendo as variáveis x e y, quando conseguimos isolar a variável y, dizemos que y é uma função de x e podemos naturalmente estudá-la. Entretanto, quando não conseguimos isolar y, dizemos que y é uma função implícita de x, ou que a relação dada define y implicitamente como uma função de x.

É talvez surpreendente que possamos calcular a derivada de uma função implícita sem explicitar primeiro a variável y. Com isso, podemos calcular o coeficiente angular da reta tangente à curva, mesmo que ela não represente o gráfico de uma função. Evidentemente, isso só não será possível se essa reta tangente for uma reta vertical, pois nesse caso o coeficiente angular não existirá, pois não existe .

No caso, por exemplo, de uma equação polinomial nas variáveis x e y podemos, muitas vezes, desenhar uma curva plana como o conjunto de pontos (x,y) que satisfazem a referida equação. O cálculo da derivada da função implícita y em determinado ponto x0, nos permite encontrar o coeficiente angular da reta tangente à curva no ponto - ou nos pontos - de abscissa x0.

Perguntas interessantes