ENEM, perguntado por camilanunes2538, 9 meses atrás

O que é realismo fantástico ou realismo mágico? (Assinale a alternativa correta) a. Produz um efeito de espanto no leitor, porque não conta nada. b. Produz um efeito de estranhamento no leitor, com cenas absurdas em situações absolutamente cotidianas. c. Produz efeito de nenhum estranhamento no leitor, com cenas extremamente cotidianas. d. Produz um efeito de aborrecimento no leitor, porque não apresenta novidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por dayanevieiracarlos
15

Resposta:

letra b)

Explicação:

O realismo fantástico (ou mágico) é um estilo de literatura que mistura a realidade com elementos absurdos, objetivando chamar a atenção do leitor, causar choque, desconforto, reflexão; além de sua finalidade poética. Pode ser observado no estilo de escrita de autores como Gabriel Garcia Marques, que escreveu "Cem Anos de Solidão", provavelmente a obra mais marcante do realismo mágico. O livro conta a história da família Buendia e relata suas relações e cenas do cotidiano da família, porém traz elementos fantásticos e absurdos, como personagens que vivem por mais tempo que o possível, uma doença do sono que assola o vilarejo onde vivem etc..


jaoa30: Sobre minicontos, podemos afirmar que: (escolha a alternativa correta)
1 ponto
Podem conter mistérios e aguçar a imaginação do leito
Respondido por ySNinjaHs
11

Resposta:

B) Produz um efeito de estranhamento no leitor, com cenas absurdas em situações absolutamente cotidianas

Explicação:

O realismo mágico é uma escola literária surgida no início do século XX.[1] Também é conhecida como realismo fantástico ou realismo maravilhoso, sendo este último nome utilizado principalmente em espanhol.[2] É considerada a resposta latino-americana à literatura fantástica européia.[3]

O realismo mágico se desenvolveu fortemente nas décadas de 1960 e 1970, como produto de duas visões que conviviam na América hispânica e também no Brasil: a cultura da tecnologia e a cultura da superstição. Surgiu também como forma de reação, através da palavra, contra os regimes ditatoriais deste período.[4]

Apesar de aparentemente desatento à realidade, o realismo mágico compartilha algumas características com o realismo épico, como a intenção de dar verossimilhança interna ao fantástico e ao irreal, diferenciando-se assim da atitude niilista assumida originalmente pelas vanguardas do início do século XX, como o surrealismo.

Perguntas interessantes