História, perguntado por bia75892, 11 meses atrás

O que é racismo ideológico?​

Soluções para a tarefa

Respondido por juuhh333
1

Resposta:

Ouve-se dizer com frequência que a depressão é o mal do século, especialmente após o aumento considerável dos casos desta enfermidade entre as pessoas que sempre viveram encasteladas no mundo dos sonhos, no estilo do american way of life, na ilusão consumista de que o sistema do capital tudo alcança, esquecendo-se que este modo de produção ‘coisificou’ não apenas os bens, mas também as pessoas em geral, privando muitos de autoestima, criando os quadros generalizados de depressão.

Contudo, o que se viu em meados do século XX e veremos com frequência no século XXI é o cotidiano de milhões de africanos e afrodescendentes[1] desde o século XVI, uma vez que estes, como diz Mbembe (2014, p. 19): “negro é, na ordem da Modernidade, o único de todos humanos cuja carne foi transformada em coisa e o espírito em mercadoria, a cripta viva do capital”. Sobre estes advinha o famoso ‘banzo’.

Alguns dicionários de língua portuguesa, evidentemente produzidos por caucasianos, definem o banzo como sendo ‘nostalgia mortal dos negros da África, quando cativos ou ausentes do seu país’. Quanta falácia! Apenas uma maquiagem para arrefecer a realidade: o europeu destituiu os africanos e afrodescendentes de dignidade e até de vida, expondo tais a humilhações que nem mesmo animais sofriam ao ponto de estes serem acometidos do que hoje a Medicina chama de depressão; muitos chegavam ao suicídio, outros morriam pela inanição, em suma, a tristeza profunda não estava relacionada com a distância da África em si, mas com a perda de sua condição humana.

Perguntas interessantes