Português, perguntado por 701903805, 11 meses atrás

A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA

     Era uma vez, um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha. Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: 

“ Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia”.

 -“De fato”, disse o homem. “É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. È uma galinha como as outras”. 

-“Não”, retrucou o naturalista. “Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Esta coração a fará um dia voar às alturas”. 

-”Não”, insistiu o camponês. “ Ela virou galinha e jamais voará como águia”.

 Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

 - “ Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!”.

 A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. 

O Camponês comentou: “ Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha”.

 -“Não”, tornou a insistir o naturalista. “Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã”. 

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe: “ Águia. Já que você é uma águia, abra suas asas e voe!”.

 Mas, quando a águia viu lá em baixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas. O camponês sorriu e voltou à carga:

 “ Eu havia lhe dito, ela virou galinha”. 

-“Não”, respondeu firmemente o naturalista. “ Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar”. 

No dia seguinte , o naturalista e o camponês levantaram bem cedo . Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

 “Águia, já que é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!”. A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais alto. Voou. E nunca mais retornou. 

Povos da África( e do Brasil). Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, abram as asas e voem. Voem como águias, jamais se contentem com os grãos que lhe jogarem aos pés para ciscar.(Leonardo Boff )

A história da renovação da águia A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo. Já se passaram 40 anos do dia em que a jovem águia lançou voo pela primeira vez.
Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um local seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, “Esta renascida”, sai para o famoso voo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos

1)Em algum momento da sua vida, você teve medo assim como a águia? Em qual situação?

2)Qual lição a leitura dos dois textos proporcionou para sua vida?

3)Que tal fazer o mural da renovação? Selecione imagens e crie frases que apresentam atitudes positivas em seu caderno.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anazaclara2006
19

Resposta:

Essas respostas são pessoais. Na primeira vc vai falar se vc já teve medo como a águia, na segunda vai responder oq esses textos proporcionaram a vc e assim por diante...


701903805: como faço a terceira?
anazaclara2006: vc vai colar em algum lugar fotos e frases de positividade
Perguntas interessantes