o que e qual a semelhança entre povos egipcios e ebreus
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As palavras "Israel" e "Hebreu" encontra-se, pela primeira vez, em inscrições egípcias , por volta de fins do segundo milênio A.C., e designam uma confederação de tribos nômades que habitavam as regiões montanhosas da Palestina. O termo "judeu", provém do latim judaeus, o qual , por sua vez, deriva o gentílico hebreu yehudhi, significa pertencente à tribo e posteriormente, Ao estado de Judá. Este termo, porém, somente foram aplicados às populações que vieram ao S. da Palestina depois do cativeiro da Babilônia (538 A.C.) e, mais tarde, á população do estado Macabeano- Herodiano (142 ªC). Existe uma ligação profunda entre judeus e Judaísmo, pois, no curso da história judaica o jogo das forças sociais e religiosas produziu uma ação recíproca. Os judeus desenvolveram uma maneira de viver, que abrange todos os aspetos da vida individual e coletiva e que é o resultado dinâmico das inter-relações sociais e espirituais dos judeus com os diferentes povos. Judaísmo é, pois, o conjunto de todas aqueles elementos que constituem a cultura do povo judeu: - religião, idioma, idéias, tradições, formas de organização social, costumes.
Respondido por
2
As tribos hebréias distinguiam-se de seus vizinhos pela crença em uma única deidade, e compartilhavam a memória comum de três fatos: a "chamada" de Abraão, a libertação da escravidão do Egito e a idéia de constituírem um povo. Com Moisés, que surgira como um libertador nacional, lhes fora transmitido um duplo encargo: nacional, com o território de Canaã, e universal, com uma série de regras e condutas religiosas e morais,contidas no Torá (Pentateuco), e que constituíam os princípios básicos para todos os povos em todos os tempos. Com Saul estabeleceu-se a monarquia (1025 A.C.) e uniram-se as tribos rivais. David (1055-1015 A.C) organizou seu exercito, ampliou seus domínios, e o povo emergiu numa nação unida. Com o seu sucessor Salomão (1016-976) o país alcançou o seu máximo de esplendor . Jerusalém transformou-se num centro nacional e religioso. Após a morte de Salomão , o país dividiu-se em duas partes: o reino de Israel ao N. e o reino de Judá ao S., tendo Jerusalém como capital. Entre 597 e 587 A .C., a Babilônia conquistou Judá, e os "filhos de Israel", como eram chamados também seus habitantes , perderam sua independência nacional.
Nesse período surgem fatores de extrema importância para o posterior desenvolvimento do Judaísmo: os profetas, que eram reformadores sociais e religiosos, e o refinamento e enriquecimento dos códigos de ética e moral. Alguns. Os profetas defendem a religião de Moisés. Os que sobressaíram foram : Isaías, Jeremias, Daniel e Ezequiel (os quatro profetas chamados maiores).
O reino de Judá tendo Samaria como capital, sucumbiu no ano 721; o reino de Judá, com Jerusalém como capital, caiu no ano 606. Embora os judeus fossem deportados em massa para Assíria, falou-se de um cativeiro babilônico, que se prolongou até o ano de 536; depois caíram nas mãos dos persas.
Mais tarde Alexandre Magno se apossou da Palestina (332). Durante o Helenismo foram vítimas dos Ptolomeus; depois dos sírios. Gozaram de uma libertação efêmera, graças aos Macabeus, mas afinal, no ano 70 d. C., Tito destruiu Jerusalém. No período da dominação roman
Nesse período surgem fatores de extrema importância para o posterior desenvolvimento do Judaísmo: os profetas, que eram reformadores sociais e religiosos, e o refinamento e enriquecimento dos códigos de ética e moral. Alguns. Os profetas defendem a religião de Moisés. Os que sobressaíram foram : Isaías, Jeremias, Daniel e Ezequiel (os quatro profetas chamados maiores).
O reino de Judá tendo Samaria como capital, sucumbiu no ano 721; o reino de Judá, com Jerusalém como capital, caiu no ano 606. Embora os judeus fossem deportados em massa para Assíria, falou-se de um cativeiro babilônico, que se prolongou até o ano de 536; depois caíram nas mãos dos persas.
Mais tarde Alexandre Magno se apossou da Palestina (332). Durante o Helenismo foram vítimas dos Ptolomeus; depois dos sírios. Gozaram de uma libertação efêmera, graças aos Macabeus, mas afinal, no ano 70 d. C., Tito destruiu Jerusalém. No período da dominação roman
Perguntas interessantes