Saúde, perguntado por kevilynsilva1, 10 meses atrás

o que é processo fármacocinetico absorção e distribuição​

Soluções para a tarefa

Respondido por sammyclissa
2

Resposta:

a aborção e distribuição são duas etapas do caminho de um remédio no corpo

Explicação:

Quando tomamos em remédio, ele passa por quatro etapas principais no corpo humano. A absorção, distribuição, metabolização e excreção.

A absorção é a primeira etapa, que é a movimentação da droga desde a via de administração (que pode ser oral, sublingual, intramuscular, etc) no corpo até o sistema circulatório. Uma droga tomada oralmente (o ibuprofeno, por exemplo), é tem a boca como via de administração, passa pelo esôfago, vai até o estomago, e chega no intestino, que é onde ocorre a absorção do remédio. Ela atravessa a parede intestinale parede dos vasos sanguíneos para chegar até o sistema circulatório, ultrapassando as membranas celulares.

A maior parte das drogas atravessa essa membrana de uma área hipertônica para uma área hipotônica, graças a propriedades qímicas do remédio. Por exemplo, medicações polares se movimentam mais facilmente através da membrana em um processo de difusão passiva.

Drogas administradas diretamente pela veia NÃO passam pelo processo de absorção, pois eles caem diretamente na corrente sanguínea.

Um conceito importante é o de biodisponibilidade, que é a quantidade da droga que atinge a circulção sistêmica. Enquanto um fármaco passa pelo corpo, ele encontra diversas barreiras antes de atingir o alvo, e isso diminui a quantidade de droga que entrou no organismo. A exceção são medicantos aplicados por via venosa, que pulam essa etapa da absorção e atingem diretamente o sistema circulatório, sem atravessar nenhuma barreira. Logo, a biodisponilidade dos remédios aplicados desta forma é de 100%.

A distribuição é a segunda etapa, é a passagem do plasma do sangue até o resto do corpo, incluindo o líquido intersticial e intercelular. Essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, com isso acaba sofrendo restrições na distribuição.  Já substâncias mais lipossolúveis podem acumular no tecido adiposo e prolongar a existência do fármaco no organismo. Fármacos que se ligam a proteínas também podem afetar sua distribuição e limitar seu acesso até ao locais de ação intracelular

espero que eu tenha ajudado!

Perguntas interessantes